Emigrantes venezuelanos embarcaram para outras regiões

O último grupo de venezuelanos que chegou à Capital na semana passada, embarcou nesta quarta-feira (6) no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Há sete dias na Seleta (Sociedade Caritativa e Humanitária), mais de 120 emigrantes entre adultos e crianças vindos de Boa Vista (RR), receberam diversas doações entre roupas alimentos e passagens aéreas para outros Estados. A entidade Cruz Vermelha em parceria com o Exército Brasileiro, fizeram o acolhimento dessas famílias.

Segundo o presidente da Cruz Vermelha de Mato Grosso do Sul, Tácito Felix de Santana Nogueira, as 79 pessoas que ainda estavam alojadas na Seleta à espera de embarque, foram separadas em 4 grupos e remanejadas para outras cidades como Florianópolis, Curitiba e Cuiabá. “As passagens de avião foram doadas por um empresário da Capital e a ajuda dos campo-grandenses foi essencial para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade”, pontua o dirigente.

Com a ajuda do Exército Brasileiro responsável pela emissão dos documentos legais e vacinação dos emigrantes, as famílias puderam seguir para outras regiões do país, onde vão conseguir de fato se estabilizar. ” Conseguimos montar uma equipe de atendimento com nutricionistas que fizeram o acompanhamento diário da alimentação dessas pessoas, com frutas, verduras, leite e proteína animal. Muitos deles atravessaram a fronteira a pé e sem dinheiro, apenas com os documentos originais do país de origem. A crise social e econômica da Venezuela é um dos motivos para a emigração de milhares de venezuelanos nos últimos meses”, explica Tácito.

(Texto: Thais Cintra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *