Em MS, mais de 70 mil inscritos vão fazer prova do Enem

Neste domingo (3) ocorrerá a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. As disciplinas deste primeiro dia serão: Linguagem, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a temida redação. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para realizarem a prova. No país são 5.093.388 inscritos distribuídos em 10.133 locais de provas. No próximo dia 10, o será a aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. O gabarito oficial deve sair no dia 13 de novembro.

Em Mato Grosso do Sul, os 70.396 inscritos devem ficar atento ao horário de entrada e fechamento dos portões, tendo em vista, que o Estado é uma hora a menos de Brasília. Com isso, os portões dos locais de prova serão abertos às 11h e fechados ao meio-dia.

O início das provas vai ocorrer às 12h30 e o término às 18h. Para o dia da prova, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) já informou que haverá reforço no número de ônibus nas linhas que atendem as universidades UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e Uniderp, entre as 9h às 19h, nos dois domingos em que as provas serão realizadas. Os terminais também contarão com ônibus reservas extras para suprir o eventual aumento na demanda. Ainda no Estado, 1.093 pessoas que estão privadas de liberdade farão a prova, ao todo no Brasil, serão 46.163.

Neste primeiro dia de prova, a redação é a que cria maior expectativa nos candidatos, tanto pelo tema, quanto pelo medo de zerar. Além de escrever um bom texto, a redação precisa ter as três características de um texto dissertativo argumentativo que é a introdução, desenvolvimento e conclusão, com ortografia visível e os conectivos que envolvem as cinco competências na elaboração da redação.

Na página do candidato é possível conferir diversas dicas e conteúdos para os interessados nos possíveis temas que podem “cair”. Alguns desses temas são: Preservação natural; Tragédia Ambientais; Aquecimento global; Porte e posse de armas; Exposição de crianças a jogos, filmes e vídeos impróprios; Obesidade infantil; Diversidade linguística no Brasil; Esporte para pessoas com deficiência.

Vale ressaltar ainda que o Enem garante vaga para as universidades públicas e privadas do país e ainda por conta de uma parceria com Portugal, a nota poderá ser utilizada nas universidades do país. A segunda prova do exame ocorrerá no próximo domingo (10) com as disciplinas de ciência da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias e neste dia os candidatos têm cinco horas para realizar a prova, meia hora a menos que na primeira prova.

(Texto: Rafaela Alves com colaboração de Raiane Carneiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *