Em apenas um dia, novo ponto de vacinação na Capital aplica 951 doses contra a Gripe

Foto: Kamilla Ratier/SES
Foto: Kamilla Ratier/SES

No primeiro dia de funcionamento do novo ponto de vacinação em Campo Grande, foram aplicadas 951 doses contra a Influenza. A ação disponibilizou para a população da Capital um novo local de vacinação, devido à ampliação do público alvo: agora, a dose contra a gripes está disponível para toda a população a partir dos seis meses.

A nova estrutura foi montada no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar, na Sete de setembro, 408, esquina com a Rua 14 de Julho. O local funcionará até o próximo sábado (20), das 8h às 19h, com atendimento por ordem de chegada. No sábado, será realizado o Dia D de vacinação contra a Influenza no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, na Avenida do Poeta, no Parque dos Poderes.

A medida ocorre como forma preventiva para fortalecer a vacinação e prevenir quanto aos sintomas de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, especialmente em crianças. Mesmo após pouco mais de um mês do início da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, Mato Grosso do Sul apresenta uma cobertura vacinal de apenas 30,84% da população prioritária a ser vacinada.

Conforme a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Goldfinger, o objetivo da ação é aumentar a quantidade de pessoas imunizadas e com isso diminuir a circulação dos vírus.

“Sabemos que com o outono/inverno essas doenças respiratórias vão piorar e os mais impactados são as crianças e idosos, por isso que estão no grupo prioritário, pela vulnerabilidade. Toda a estratégia para o resgate dessa população é válida e estamos fazendo uma inovação. Quando facilitamos o acesso, tem o aceite da população”, afirma Goldfinger.

Baixa Cobertura

Conforme relatório disponibilizado na sexta-feira, dia 12 de maio, de maio pelo Serviço de Imunização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), 22,11% do público-alvo foi vacinado, o que representa 74,9 mil pessoas de um público estimado em 339 mil pessoas. A maior taxa percentual de cobertura está entre os adolescentes em medidas socioeducativas, com 47,89%.

A doença

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal-estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *