Descoberta em MG de ovos de “dino” é tema de revista internacional

Foto: Divulgação/João Ismael, da Fundação Cultural de Uberaba
Foto: Divulgação/João Ismael, da Fundação Cultural de Uberaba

Uma recentemente descoberta cientifica abalou Uberaba, Minas Gerais. Mais que uma cidade reconhecida como “terra dos dinoussaros” agora é também um berçário cheios de ovos de dinossauro. Pesquisadores da UFMT (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) encontram um ninho com 20 ovos fossilizados de titanossauros. A cidade recebe o titulo de primeiro sítio de nidificação dessa espécie encontrada no país. .

Essa incrível descoberta foi publicada na revista científica Scientific Reports, que pertence ao grupo Nature. A descoberta foi recebida com  bastante entusiasmo pela comunidade paleontológica.

Com as características das cascas e das associações de ovos, de aproximadamente 12 centímetros de diâmetro, foi possível que os pesquisadores identificassem e comparassem  com os fósseis de outros locais do mundo, principalmente da Argentina.

História

O primeiro fóssil proveniente de Uberaba (MG) foi formalmente descrito em 1951: um ovo esférico atribuído a um dinossauro titanossauro. Este primeiro achado alavancou as pesquisas paleontológicas no município, que vieram a torná-lo uma referência internacional no estudo de vertebrados fósseis do Período Cretáceo, o último da Era Mesozoica. Depois de sete décadas de pesquisas, desde esse primeiro achado, centenas de fósseis foram encontrados, o que permitiu um vislumbre da vida e dos ambientes do passado da região.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *