Dengue: Ministério da Saúde visita SES para ações de enfrentamento

Dengue
Foto: Reprodução/Agência Brasil

A partir de hoje (24), a SES (Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul) recebe a visita técnica de representantes do Ministério da Saúde, com o objetivo de fortalecer ações de vigilância e controle vetorial da dengue, Chikungunya e Zyka. Essa visita segue até quinta-feira (26), e irá tratar da gestão de insumos, capacitar o manejo clínico e vigilância laboratorial, e ainda promover a discussão do panorama das arboviroses no Estado.

O secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, disse que a visita do Ministério representa um fortalecimento de ações estratégicas na redução do número de casos de dengue e outras doenças no estado. “Dentro da ação programática realizada em parceria com o Ministério da Saúde, está uma importante ação de capacitação de profissionais de saúde voltada ao manejo clínico e vigilância laboratorial que será realizada pelo pesquisador da Fiocruz, Rivaldo Venâncio. É importante que a população nos ajude nesta luta, mantenham quintais limpos e não deixe água parada. A dengue mata e importante estarmos vigilantes com as outras doenças como a Zika e a Chikungunya”.

O consultor técnico das Arboviroses do Ministério, Pablo Fontoura, falou sobre o fortalecimento entre o governo federal e os estados, com a troca de informações. “Nós queremos fortalecer a vigilância, assistência e o controle vetorial de Mato Grosso do Sul. É um momento oportuno para fazermos essa troca de informações e esta parceria”.

“Percebemos que há um aumento de casos, inclusive, de casos graves e óbitos no país, nós temos que estar sempre fortalecendo e oferecendo essa acessibilidade, da capacitação, da vigilância e também dos profissionais que atuam na assistência tanto na atenção primaria quanto como na atenção básica, então é muito importante essa parceria com estados e municípios para que a gente continue caminhando neste enfrentamento às arboviroses”, completou Fontoura.

A diretora-geral em Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, falou sobre como a visita do Ministério é importante para mostrar as ações de enfrentamento das doenças, feitas pelo estado. “São ações diárias que fazemos a partir de nossas equipes juntos com os 79 municípios do Estado. Assim como eliminar os focos de criadouros do mosquito é fundamental e principalmente, entender o manejo clínico de pacientes, isto é, de extrema importância. Por isso, precisamos estar presentes todas as áreas neste enfrentamento”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO TÉCNICA

24/05 (terça-feira)
08h30 – Reunião do Comitê – Auditório Governadoria
10h– Reunião na Secretaria de Estado de Saúde – SES – Sala de Situação
Público-alvo: profissionais da vigilância e controle de arboviroses do Estado e municípios
– Rotina na vigilância de arboviroses (Pablo Fontoura – técnico da CGARB)
10h40 – Vigilância entomológica e controle vetorial (Geovane Nascimento – Técnico da
CGARB)
12h00 – Almoço
14h00 – Visita ao campo – atividade de controle vetorial

25/05 (quarta-feira)
Público-alvo: Enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem, LACEN e demais profissionais da saúde do Estado e municípios
9h – Manejo Clínico e Vigilância Laboratorial (Rivaldo Venâncio – Fiocruz/RJ)
11h – Discussão
12h00 – Almoço
14h00 – Investigação de óbitos (Eduardo Lana e Sulamita Brandão – técnicos da CGARB)
Público-alvo: Profissionais da saúde do Estado, municípios e profissionais do hospital privado e regional de Campo Grande.

26/05 (quinta-feira)
8h – Equipe técnica da SES e Ministério da Saúde – visita técnica na Secretaria Municipal de Saúde e Unidade de Saúde de Jaraguari/MS.
9h – Equipe Ministério da Saúde – Visita ao LACEN
12h00 – Almoço
14h00 – Visita Técnica – Ministério da Saúde na Unidade de Saúde de Campo Grande – SESAU – Exercício prático – investigação de óbitos.
17h – Reunião de encerramento e encaminhamentos

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *