Defesa Civil alerta sobre estação de diversas tempestades

A primavera é a estação do ano com a maior incidência de tempestades severas. O fenômeno ocorre devido ao choque de massas de ar frio que ainda ficam presentes no hemisfério sul e as massas de ar quente que começam a intensificar ao longo da estação. Os resultados são tempestades, raios, vendavais e granizo.

O coordenador estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, tenente coronel Fábio Catarineli, dá algumas dicas de como se deve agir nestes casos.

A dica maior é não se colocar em posição de risco, seja de moto, carro, bicicleta, ou a pé, e em caso de acidentes, acionar o Corpo de Bombeiros no 193.

Nas residências ou apartamentos, o recomendado é não tentar consertar o telhado quando estiver chovendo, desligar aparelhos elétricos, verificar galhos muito próximos a fiação, verificar calhas a fim de evitar entupimentos e nos condomínios onde há para-raios, verificar se está de acordo com as normas de segurança.

Se no caso o indivíduo estiver nas ruas, não é seguro avançar em áreas alagadas, pois há risco de cair em bueiros ou furar o pneu do veículo.

Em caso de chuvas de granizo, é importante buscar abrigo seguro. Se estiver dentro do veículo, procurar lugar seguro, de preferência longe de árvores. Também é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. (João Fernandes com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *