Com mais de 300 vagas, IFMS prorroga inscrições em cursos técnicos gratuitos

IFMS
Foto: Divulgação/IFMS

Foram prorrogadas até a próxima terça-feira (13) as inscrições para cursos técnicos gratuitos e presenciais para jovens e adultos no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). São 320 vagas em sete municípios do Estado para ingresso no 2ª semestre, com aulas no período noturno.

Para se inscrever, é necessário acessar a Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. Caso não tenha acesso à internet, o candidato pode se dirigir a uma unidade da instituição para solicitar ajuda.

A seleção é dividida em dois editais. Um para estudantes que desejam cursar o ensino médio com a formação profissional (Educação de Jovens e Adultos) e outro para quem já cursou o ensino médio e deseja uma formação profissional (Subsequente).

Educação de Jovens e Adultos

Edital nº 71/2022 oferta 240 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Nesta modalidade o estudante cursa o ensino médio e a formação profissional ao mesmo tempo. Para participar é necessário ter ensino fundamental completo e, no mínimo, 18 anos.

As opções de curso são Administração, Edificações, Informática para Internet e Manutenção e Suporte em Informática, com oferta nos campi Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim e Três Lagoas.

Subsequente 

Já para quem já concluiu o ensino médio, são oferecidas 80 vagas por meio do  nas opções de cursos técnicos subsequentes em Edificações, em Aquidauana, e Marketing, em Dourados.

O novo prazo para fazer a inscrição também é até 13 de junho, por meio da Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS.

É necessário informar dados pessoais, curso e turno escolhido e, ainda, se irá concorrer pelas vagas ofertadas em ampla concorrência ou por ações afirmativas (cotas). Ao término da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado. Confira a tabela com todas as vagas abertas disponíveis. 

Cotas

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula. Os que não fizerem a comprovação serão reclassificados em lista de espera.

O sorteio eletrônico de seleção será realizado no dia 20 de junho. Um dia antes, serão divulgados a lista das inscrições homologadas e os números dos candidatos para o sorteio.  O início das aulas está previsto para 24 de julho.

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *