A primeira eleição on-line, o e-votação, para a Reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) contou com mais de 7,9 mil votos. Com mais de 3 mil votos a favor, a chapa 2, do atual reitor Marcelo Turine e sua vice, Camila Ítavo, foi vitoriosa, ocupando os respectivos cargos durante os próximos quatro anos. Apesar de ocorrer em um formato diferente do usual, a eleição somou uma participação 9,7% maior do que a última registrada, em 2016, ano em que Turine foi eleito.
Para Turine, o resultado das eleições, em que recebeu maioria absoluta em todos os segmentos, é uma resposta do serviço que já vem sendo realizado desde sua primeira eleição. “Esse é um gesto de grande reconhecimento e aprovação da nossa gestão, com a vitória em todos os segmentos, estudantes, professores e técnicos. Estamos seguros de que esse é o caminho para continuar fortalecendo a nossa instituição e a nossa principal missão, que é formar jovens”, disse.
A resposta positiva da comunidade acadêmica é a primeira de um processo que ainda vai passar pela votação dos conselhos em MS, e, só depois, passa pela nomeação no MEC (Ministério da Educação). De acordo com a apuração, a chapa 2 obteve 3,5 mil votos, somando 42,44%. A chapa 3 recebeu 2,3 mil votos, totalizando 24,45%. A chapa 5 teve 625 votos, somando 4,94%. E a chapa 1 foi escolhida por 1,3 mil, somando 4,78%.
Confira mais notícias de cidades na edição digital do Jornal O Estado MS.
(Texto: Amanda Amorim/Publicado por João Fernandes)