Capital terá mutirão contra lixo em terrenos baldios e sinalização de locais para denúncias da população

Limpeza e ecoponto
Foto: Denilson Secreta/PMCG

A prefeitura de Campo Grande lançou nesta terça-feira (4) o programa “Cidade Limpa: Dever de Todos” com o objetivo de coibir o descarte de resíduos sólidos nos terrenos baldios da cidade. Segundo o prefeito Marquinhos Trad, as ações para limpar esses locais serão reforçadas com a frente de trabalho.

Conforme Marquinhos, o programa visa retirar resíduos pesados abandonados em terrenos baldios da cidade. Uma vez limpos, estes terrenos serão cercados e uma placa avisando da proibição de descarte será colocada no local. Isso porque apesar das limpezas, estas áreas voltam a acumular lixo, como justificou o prefeito.

“Além de nós agirmos novamente com a limpeza do local, nós estamos pedindo que a colaboração da comunidade em fazer essas denúncias. Estamos fixando um número direto de comunicação para estas denúncias e vamos guardar sigilo absoluto”, explicou o prefeito.

A intenção da prefeitura com o programa é de integrar a população no combate ao descarte irregular de resíduos, evitando que sofás, eletrodoméstico e entulhos sejam jogados em terrenos baldios. Além disso, a ação vai conscientizar os moradores das consequências e penalidades do ato, que é considerado crime ambiental.

Marquinhos Trad lança Cidade Limpa

Foto: Geliel Oliveira

“Nós vamos limpar principalmente aquelas áreas que as pessoas já se acostumaram a jogar materiais de construção e televisões antigas, sofás antigos, animais mortos”, explicou. “Vamos colocar placas e pedir para a população que caso ela enxergue alguém depositando lixo nestas áreas, que ela ligue no nosso telefone”, pediu Marquinhos, esclarecendo a necessidade da denúncia.

A prefeitura está disponibilizando o número 156 para que a população possa denunciar o descarte irregular de resíduos sólidos em vias públicas. A central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 até às 21h, e no sábado, das 8h até meio-dia.

Multa e descarte

De acordo com a prefeitura da Capital, quem for flagrado descartando resíduos irregulares em locais proibidos pode ser multado tanto na esfera administrativa como na esfera penal. A multa varia entre R$ 2.478,50 e 9.914,00.

O local correto para descarte são os ecopontos instalados cinco pontos da cidade. São eles:

Ecoponto Panamá: localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá.

Ecoponto Noroeste: localizado na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste.

Ecoponto Nova Lima: localizado na Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima.

Ecoponto União: localizado na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União.

Ecoponto Moreninhas: localizado na Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes, no Bairro Moreninhas.

(Com Geliel Oliveira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *