Capes e universidades abrem inscrições para curso gratuito de educação digital

Young male call center operator working on his computer while his headset is on.
Young male call center operator working on his computer while his headset is on.

Participantes vão poder desenvolver atividades em ambientes digitais de ensino e aprendizagem

Para capacitar professores, estudantes de licenciatura e demais profissionais da educação para o uso das tecnologias digitais, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Universidade Aberta de Portugal (Uab-PT) abriram inscrições para o curso Formação para Docência Digital em Rede. São 10 mil vagas totalmente gratuitas e on-line. Para se inscrever basta acessar o site do curso até o dia 16 de novembro.

As aulas serão ministradas entre 22 de novembro e 17 de dezembro deste ano, por meio da plataforma digital Eskada, do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (UEMAnet). A formação é considerada de nível intermediário de dificuldade. No final de cada módulo, professores brasileiros e portugueses farão transmissão ao vivo no YouTube. A certificação é dupla com chancelas da UAb-PT e da UEMA.

O curso vai possibilitar que os participantes discutam diferentes modelos pedagógicos e analisem processos de comunicação e interação. Além disso, poderão desenvolver atividades em ambientes digitais de ensino e aprendizagem e usar plataformas e tecnologias digitais, sob a perspectiva educacional.

A presidente da CAPES, Cláudia Queda de Toledo, ressalta que “essa formação irá ajudar os professores a superarem os novos desafios que se apresentam, frente à docência digital em rede”. Para Toledo, essa será mais uma ação exitosa produzida pela parceria entre a CAPES e a UEMA para melhorar a qualidade da educação no país.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Costa, “a tecnologia assume papel fundamental na mediação e facilitação do processo educacional”. Ele espera que essa parceria contribua para a formação de novas perspectivas de processos inovadores e uso de tecnologias que, na sua opinião, se tornaram cada vez mais necessárias no contexto educacional atual e no que vem sendo prospectado para o futuro.

Além desse curso de Formação para Docência Digital em Rede, uma outra parceria com a UEMA oferece 300 mil vagas em cinco modalidades de formação para professores em ferramentas on-line. Dentre os temas a serem estudados estão: Psicologia da educação; Desenho didático para o ensino on-line; Produção de videoaulas; Mediação em Educação a Distância (EaD) e Multimeios em educação.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.