Será realizada neste domingo (21) a 1ª Cãominhada do bem-estar animal, em frente a Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, com o objetivo é chamar a atenção para os direitos dos animais e conscientizar a população contra os maus-tratos aos animais.
O evento é voltado para cães, e contará com um espaço saúde pet, com vacinação contra raiva, microchipagem e testagem para Leishmaniose. Além disso, haverá um ponto de arrecadação de ração, que serão doadas para protetoras de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e casas de abrigo de animais. O IDPAMS (Insituto de Proteção Ambiental de Mato Grosso do Sul) fará uma feira de adoção responsável para quer deseja adotar cães e gatos, sejam adultos ou filhotes e um stand com artesanatos e acessórios pet.
Outra atração da Cãominhada será a apresentação do Projeto Social “Cão Herói, Cão Amigo”, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar desde 2021. A ação de Cinoterapia (Intervenção Assistida por Cães), conta com dezenas de cachorros que auxiliam idoso, crianças autistas, entre outros.
As crianças também terão diversão garantida, com a presença de mascotes caracterizados, Espaço Kids e sorteio de brindes. A Cãominhada também servirá para apresentar a nova pasta da Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal (Vida Animal) que tem como principais diretrizes contribuir com o controle populacional, combate a zoonoses, maus-tratos e abandono de animais.
O assessor, Carlos Eduardo, fala da importância do evento também para os donos dos pets. “As pessoas poderão ter lazer com os seus animais por meio da caminhada, o lazer é uma forma de exercer a cidadania. Estarão representando não só o seu cachorro, mas a causa animal, exercendo a cidadania e lutando pelo direito daqueles que não podem falar.”
A Cãominhada será realizada no próximo domingo (21), a partir das 8h, em frente à Governadoria no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Serviço:
Maus tratos a animais
Maus tratos são atos ou omissões que provoquem dor ou sofrimento desnecessários aos animais. A prática é considerada crime e a denúncia é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº 9.605, de 12/02/98 e pela Constituição Federal Brasileira, de 05/10/88.
Caso você presencie mais tratos a animais de qualquer espécie, seja doméstico, domesticado, silvestre ou exótico – como envenenamento, mutilação, agressão, rinhas etc – vá a delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrências (BO), ou faça a denúncia na Delegacia Estadual de Crimes contra o Meio Ambiente.
Onde denunciar
Delegacias de polícia – O boletim de ocorrência pode ser registrado em qualquer delegacia de polícia, inclusive eletronicamente, haja vista que muitas delegacias já dispõem do serviço de registro em seus sites. Alguns municípios e estados possuem, inclusive, delegacias especializadas em meio ambiente ou na defesa animal, como é o caso do município de Campo Grande em que as denúncias devem ser feitas à DECAT (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) através do telefone (67) 3325-2567 / 3382-9271 ou diretamente pelo endereço Rua Sete de Setembro, nº 2.421 – Centro. Em caso de dúvidas pode-se entrar em contato por meio do e-mail [email protected].
Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande – MS – É possível realizar denúncias através do telefone (67) 3313-5000 / (67) 3313-5001 todos os dias e durante até às 21:00 durante a semana, sábado, domingo e feriado das 07:00 às 22:00. Ouvidoria SUS (67) 3314-9955 em horário de expediente da prefeitura. E também as denúncias podem ser realizadas de forma presencial na própria sede do Centro de Controle de Zoonoses.
Ministério Público – A denúncia de prática maus-tratos contra animais pode ser feita diretamente ao Ministério Público, que tem autoridade para propor ação contra os que desrespeitam a Lei de Crimes Ambientais. O registro pode ser feito pelo site do Ministério Público Federal ou pelas ouvidorias dos Ministérios Públicos estaduais.
PMA (Polícia Militar Ambiental: também é possível realizar denuncias por meio da polícia militar ambiental, no telefone (67) 3357 1500.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.