Campo Grande fica em 2º lugar em melhor atendimento a infância

Pesquisa
Crianças do Centro de Educação Infantil do Núcleo Bandeirante.

Campo Grande garantiu o 2º lugar no ranking das 27 capitais do Brasil que melhor desenvolveram o ambiente, por meio de políticas públicas, para a primeira infância, que compreende desde o nascimento até os seis anos de idade.

O ranking é medido pelo IMAPI (Índice Município Amigo da Primeira Infância) e a Capital teve 57 pontos, configurando um alto desempenho, ficando atrás apenas de Vitória, no Espírito Santo, que conseguiu atingir a marca de 60 pontos.

O índice avalia cinco indicadores: Saúde, Nutrição, Aprendizagem Inicial, Segurança e Proteção e Cuidados Responsivos. No total, 5.570 municípios do país foram avaliados. No quesito Saúde, o município teve seu desempenho avaliado como médio, com 56 pontos.

Foram avaliados indicadores como o início adequado do pré-natal; Consultas de pré-natal; Gravidez na adolescência; Cesáreas; Prematuridade; Baixo peso ao nascer; Sífilis Congênita; Visitas domiciliares nos primeiros 10 dias de vida; Cobertura de imunização; Cobertura da Atenção Básica de Saúde; Internação por pneumonia ou gastroenterites; Mortalidade materna; Mortalidade na Infância e Óbitos evitáveis em menores de 1 ano. O índice de mortalidade infantil caiu de 13,2 para 10 mortos por mil nascidos vivos.

Na área de Nutrição, Campo Grande obteve 52 pontos, considerado alto desempenho, estando com o dobro de pontos da média estadual (27) e do país (26). Quanto ao Cuidado Responsivo, a Capital somou 40 pontos, também acima da média do Estado (22) e Nacional (25). Os melhores resultados se comparado com as posições no ranking geral foram obtidos nos quesitos Aprendizagem Inicial e Segurança e Proteção, ambos classificados como de alto desempenho.

Índice 

O IMAPI é o Índice Município Amigo da Primeira Infância e foi criado para descrever os contextos municipais mais ou menos favoráveis ao desenvolvimento na primeira infância no Brasil e apoiar a tomada de decisões em Primeira Infância. O Índice foi desenvolvido com base no modelo de Nutrição de Cuidados e utiliza indicadores relacionados à oferta de políticas públicas, ações e serviços e práticas familiares voltadas ao desenvolvimento infantil que traduzem os cinco domínios do modelo de Nutrição de Cuidados recomendado pela Organização Mundial de Saúde e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Acesse também as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *