Campo Grande é a cidade mais segura do Brasil

Campo Grande é a cidade mais segura do Brasil
Foto: Divulgação Prefeitura

O Ranking Connected Smart Cities, elaborado com base em dados de 677 cidades, elegeu Campo Grande a mais segura do Brasil, seguida por São Bernardo do Campo e Belo Horizonte. A Capital é a cidade de grande porte, com mais de 500 mil moradores.

A segurança pública, está entre as prioridades no Plano Municipal de Gestão Estratégica por Resultados (Plano Gestar), com o tema: Campo Grande mais Segura, as ações vão desde a garantia da liberdade ou dos diretos de uma pessoa, que está vinculada às garantias de segurança, tranquilidade econômica; ou dos direitos de propriedade do cidadão.

A Guarda Civil Metropolitana que foi criada em agosto de 1990, com o dever de preservar o patrimônio público, vem se aprimorando durante os anos, e hoje em dia é a principal “guardiã” das ruas da Cidade Morena. Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública revelam que de 1º janeiro de 2020 a 31 de agosto de 2020, Campo Grande registrou 2.224 roubos. Neste ano, em igual período houve o registro de 1.938. Uma redução de 11,47% dos casos.

Atualmente, a Guarda Civil trabalha em conjunto com as demais forças de segurança pública, coordenando e executando o policiamento preventivo. Além disso, protege os bens de uso comum do povo, compreendendo logradouros, vias públicas, parques, praças, jardins, edifícios públicos e quaisquer outros de domínio público municipal.

Para ter uma boa segurança, estão a elaboração de um manual de procedimentos operacionais padrão; capacitação continuada dos servidores e qualificação para uso de pistola calibre .40; aquisição de bicicletas para patrulhamento e de quadriciclos para usos nos parques Ayrton Senna, Jacques da Luz, Sóter e Cônsul Assaf Trad; compra de 200 unidades de equipamento não-letal; implantação do serviço permanente da Guarda Civil Metropolitana nos nove terminais de ônibus, sendo que em três os núcleos já foram instalados: Júlio de Castilho, Bandeirantes e Guaicurus; aumentar as rondas e fortalecer as ações da Patrulha Maria da Penha.

A Prefeitura também está realizando concurso público para a contratação de novos guardas e a ampliação do videomonitoramento na região central e nos parques Ayrton Senna, Jacques da Luz, Sóter, Guanandizção e Praça Belmar Fidalgo. Estes investimentos devem ser finalizados ainda este ano. O projeto de ampliação do Centro Integrado de Controle Operacional prevê a instalação de mais 130 câmeras.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *