Câmara lança documentário de superação contra câncer

No mês de outubro, em que se mostra a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama, os vereadores da Capital lançaram em sessão ordinária desta quinta-feira (31), o documentário “Superação: A luta contra o câncer de mama”, com duração de 17 minutos. No vídeo, conta a história de mulheres que lutam contra a doença e mostra o caminho para a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), no município.

O documentário foi produzido pela Câmara de Vereadores e está disponível em todas as plataformas digitais da Casa de Leis, como Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn, Site Oficial e Youtube.

O objetivo é disseminar sobre a importância de realizar os exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer entre as mulheres, para que possa reduzir a mortalidade dessas doenças.
Para a vereadora Enfermeira Cida, o câncer é uma das patologias que mais mata nesse País. “Sabemos que o câncer de mama é o segundo em maior evidência, porém, uma vez diagnosticado precocemente ele se faz 100% de cura”, destacou.

O vereador Dr. Wilson Sami ressaltou sobre a importância do exame de mamografia. “Só resta salientar a importância da prevenção, porque se diagnosticado recente tem cura de 100%. Lembrando que a mamografia detecta o câncer do tamanho de uma cabeça de agulha. Então, que as mulheres não tenham medo de se submeter a esse exame”, afirmou.

OUTUBRO ROSA

A campanha foi instituída em Campo Grande por meio da Lei n. 5.303/14, de autoria dos vereadores Carlão, Juliana Zorzo, Luiza Ribeiro e Carla Stephanini. Para simbolizar a luta contra o câncer de mama e do colo uterino, o prédio da Câmara ficou iluminado de rosa durante todo o mês.

Conforme informações da assessoria, a Procuradoria Especial da Mulher, composta pelas vereadoras Enfermeira Cida e Dharleng Campos, abraçou a campanha, juntamente, com todos os vereadores da Casa de Leis para difundir a informação, através do documentário, para todas as mulheres e para toda a sociedade sobre a importância da temática.

(Texto: Izabela Cavalcanti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *