Barragem em Minas Gerais entra em alerta por rachadura

barragem minas gerais
Imagem: Reprodução/Google Earth

Localizada em Santa Bárbara, em Minas Gerais, a barragem CDS II está em alerta nível 1. Quem estabeleceu essa situação foi a empresa de mineração responsável pelo local, AngloGold Ashanti. A informação foi divulgada neste sábado (8) após uma vistória premilinar realizada na sexta-feira (7), pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

Em nota, a empresa reforça que a medida segue o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM): “Neste nível, não é necessário o acionamento de sirenes ou a evacuação da zona de autossalvamento, pois não há risco iminente de rompimento. Salientamos que as autoridades competentes estão sendo envolvidas”.

AngloGold Ashanti revela que a rachadura foi identificada após uma inspeção de rotina e que a trinca tem alguns centímetros de largura. Ela também esclarece que é comum encontrar esses “defeitos” em estruturas que passaram por obras de reforço.

“A mudança para nível 1 é preventiva e seguirá até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada confirmando a segurança e estabilidade da barragem à ANM. Ressaltamos que a barragem CDS II conta com todas as licenças legais, além da declaração de condição de estabilidade emitida por auditoria externa em setembro de 2022”, informou a empresa.

A mineradora ainda acrescentou na noite de sábado (8), que recebeu um lauda de uma empresa especializada “atestando que o fator de segurança da barragem CDS II se encontra em nível acima do recomendado, o que comprova a segurança e estabilidade da estrutura. O fator de segurança atual é de 1.82, ou seja, superior ao mínimo exigido pela legislação, que é de 1.50”.

Com informações da Agência Brasil.

Veja também: Ministério Público de Minas Gerais entra com ação contra a Vale para reparação de danos para atingidos do complexo em Itabira

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *