Depois de chamar a atenção da população por conta de uma intervenção artística na Praça das Araras, na sexta-feira (31), a prefeitura da Capital anunciou que se trata de uma ação social denominada “Do mesmo sangue”, que chama a atenção para a necessidade de doação de sangue. Assim, o mistério foi desvendado por esclarecer o motivo que deixou a arara vermelha totalmente branca. A ação foi promovida pelo município por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e tem como parceiros o Hemosul e o Sicredi.
Conforme o município, para que o monumento volte a sua cor vermelha, será necessária a contribuição dos campo- -grandenses, que devem fazer doações de sangue. A cada mil bolsas de sangue doadas, uma parte da arara será colorida novamente, no total de cinco etapas.
A pintura do monumento de 10 metros de altura ficará por conta do artista plástico Cleir, que em 1996 construiu a obra no bairro Amambaí. Desde de então, a Praça União ficou conhecida popularmente como “Praça das Araras”, graças ao monumento. O município enfatizou que a data para desvendar o mistério, 5 de agosto, foi escolhida por ser o Dia Nacional da Saúde, servindo como homenagem a todas as pessoas que dedicam sua vida a cuidar de outras vidas.
As doações de sangue podem ser realizadas no Hemosul da Capital, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304. Em função da pandemia de COVID, as doações podem ser agendadas, evitando aglomerações. O Hemosul toma todas as medidas de segurança para a doação. Mais informações e agendamentos pelo (67) 3312-1516, 1529 ou WhatsApp 99298-6316.
(Texto: Raiane Carneiro com assessoria/Publicado por João Fernandes)