Para quem busca uma receita especial para este fim de semana de Dia das Mães, nada melhor do que um dos principais pratos da culinária brasileira: a feijoada. Por isso O Estado Online separou duas receitas deliciosas que contempla todos os leitores.
Feijoada tradicional:
Ingredientes
1 copo de feijão preto
2 gomos de paio em rodelas
1 gomo de calabresa em rodelas
200 gramas de bacon picado
3 folhas de louro
3 dentes de alho
Cebolinha
Modo de preparo:
Cozinhe o feijão preto por 15 minutos após pegar pressão. Enquanto isso, fervente por 10 minutos as linguiças e o bacon em água para tirar o excesso de sal.
Escorra a linguiça e o bacon já fatiados e ferventados. Em uma frigideira frite o bacon – isso o deixará mais saboroso. Reserve quando estiver douradinho.
Continue preparando esta receita de feijoada simples e barata: frite as linguiças (calabresa e paio) também até dourarem e reserve.
Após o cozimento do feijão por 15 minutos, retire a pressão e coloque o bacon e as linguiças já fritos.
Na mesma frigideira usada, frite o alho junto com as folhas de louro e, na sequência, adicione-os no feijão.
Mexa bem e deixe na pressão por mais 15 minutos, sempre contando o tempo após começar a chiar o pino.
Após o tempo indicado, retire a pressão e deixe ferver por 10 minutos em fogo alto para o caldo engrossar. Adicione a cebolinha picada para finalizar e, se necessário, acerte o sal.
Feijoada Vegana
Se você não come carne não precisa se preocupar porque O Estado Online também preparou uma receita de Feijoada Vegana super fácil e econômica:
Ingredientes
250g de Feijão Preto
200 g de tofu
1 xícara de proteína texturizada de soja grossa
1 cebola
1 cenoura pequena
3 dentes de alho
1 colher de sopa de molho Shoyu
Pimenta do reino a gosto
Páprica defumada a gosto
Folha de louro a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, coloque o feijão preto para cozinhar por 15 minutos ou até que esteja macio. Enquanto o feijão cozinha, pique a cebola e o alho, corte a cenoura em rodelas. Refogue em óleo e fogo baixo a cebola, o alho e a cenoura, quando dourar coloque a proteína de soja e os temperos de preferência.
Coloque em fogo médio e adicione aproximadamente 1 copo de água na panela para hidratar a proteína de soja. Quando a água reduzir, coloque uma folha de louro e reserve.
Corte o tofu prensado em cubinhos e frite em óleo até dourar, coloque sal, páprica defumada e pimenta a gosto, misture bem, e coloque o shoyu até secar. Reserve.
Com o feijão cozido e macio, adicione um pouco de água se precisar e adicione o tofu frito e a proteína de soja grossa refogada. Cozinhe em fogo médio-alto por mais 10 minutos ou até engrossar o caldo a seu gosto, ajuste o sal antes de servir.
Acesse as redes sociais do Jornal O Estado Online.