Ano letivo da rede estadual é adiantado em 10 dias

A SED (Secretaria Estadual de Educação) realizou alterações no calendário escolar para o ano letivo de 2020, após uma série de negociações com a rede municipal da Capital, do interior e com a rede privada. Inicialmente, as aulas estavam previstas para começar no dia 27 de fevereiro, com a mudança, o calendário foi adiantado em 10 dias, passando a iniciar no dia 17. A alteração foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) na edição desta segunda-feira (9).

Segundo a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, a mudança nas datas ocorreu pelo calendário ainda estar em construção, já que para ser estabelecido, é necessário uma série de negociações que visam o melhor para toda a rede de ensino, seja ela, estadual, municipal ou privada. “Nós não fazemos um calendário escolar sozinhos, entra na negociação as escolas privadas, e as prefeituras, por conta do passe escolar e dos transportes escolar. Por tanto, é feito, um trabalho para se atender a todos”, explica.

As aulas em 2020 irão se iniciar no dia 17 de fevereiro e para aqueles alunos que terminarem o ano sem pendências, a data prevista para conclusão é o dia 14 de dezembro, podendo se estender por mais três dias, para os que precisam realizar exames, e um dia para a realização do conselho de classe final. Esse ano, serão registrados 204 dias letivos, com isso será necessária a implantação de 13 sábados na grade escolar.

“Antes, o ano letivo era composto por 180 dias, e não era necessário utilizar os sábados, após o aumento para 200 dias, se tornou comum a utilização do sábado letivo, se tornando quase impossível concluir o esperado sem utilizar os sábados”, aponta a secretária estadual de educação.

Rede municipal de Dourados abre período de matrículas

A REME (Reme Municipal de Ensino) de Dourados abriu as matrículas para ingresso nas escolas e nos CEIMs (Centros de Educação Infantil Municipal). As matrículas podem ser feitas até o dia 23 de janeiro para crianças dos CEIMs, já que a designação será realizada dois dias depois, no dia 25 de janeiro, e a confirmação da matrícula precisará ser realizada entre os dias 3 e 7 de fevereiro. Para as escolas municipais, as matrículas possuem o prazo mais curto, indo até o dia 13 de janeiro, com a designação prevista para o dia 25 de janeiro, seguida da confirmação prevista nos dias 27 a 30 de janeiro.

Os interessados, podem realizar a inscrição através do site da prefeitura, www.dourados.ms.gov.br na área identificada como Matrícula Digital, na diretamente na SEMED (Secretaria Municipal de Educação), através da Central de Atendimento a Matrícula, destinada para as pessoas com dificuldade ou sem acesso à internet.

(Texto: Amanda Amorim)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *