A ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) lançou o edital do programa “Digital.BR”, que visa promover a transformação digital de micro e pequenas empresas. A novidade é que serão aceitos projetos das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Os interessados em participar do edital podem enviar as propostas até o dia 23 de dezembro para o e-mail [email protected] ou pelo portal https://digitalbr.abdi.com.br/.
Segundo a ABDI, o primeiro edital foi lançado em 2020 e contemplou oito projetos de cinco estados do Nordeste na fase piloto e três na fase de escala. Os resultados das beneficiadas alcançaram, em alguns casos, 52% de aumento médio de produtividade e 20% de aumento médio de maturidade digital, medida por meio da metodologia Índice Cesar.
Na segunda edição, serão relacionados 10 projetos para a fase piloto, sendo um por unidade da federação, e seis por fase de escala. Outras novidades do edital são a ampliação de prazos das fases de implementação dos pilotos, de 6 para 9 meses, e de implementação da fase de escala, que dobrou, passando para um ano.
Na fase piloto, os projetos selecionados poderão receber até R$ 550 mil como premiação. Aqueles que avançarem para a fase de escala terão nova premiação, que pode chegar a R$ 1 milhão. Ou seja, o investimento total pode chegar a R$ 1,5 milhão por projeto.
Para Igor Calvet, presidente da ABDI, uma empresa que nasce no digital, agrega valores
essenciais para o desenvolvimento não somente empresarial, como do país. “Os novos negócios precisam nascer digital. O negócio quando nasce digital, ele já está numa nova economia e já é competitivo”, afirmou. “Com esse segundo edital, a ABDI pretende acelerar projetos com potencial para inovar as empresas do Norte, Centro-Oeste e Nordeste, aumentando sua produtividade e maturidade digital”,
(Com assessoria)