Abertas inscrições extras para evento sobre Semiótica

Foram abertas inscrições extras para a “4ª Jornada do SELEPROT: Olhares sobre o texto verbal e não verbal”, organizada pelo grupo de pesquisa SELEPROT (Semiótica, Leitura e Produção de Texto). A Jornada é gratuita e ocorrerá no dia 19 de setembro na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande.

Devido à grande procura, a organização do evento decidiu abrir inscrições extras para participantes, as vagas são limitadas. (Clique aqui para se inscrever).

Para o evento estão programadas mesas redondas, palestra, homenagem e lançamento de livro. A Jornada visa apresentar discussões sobre: A leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações; A finalidade dos gêneros discursivos em estudo; O sentido de uma palavra ou expressão nas frases analisadas; A dinâmica de cada linguagem na produção de sentido; As manifestações culturais na perspectiva dos textos dos estudantes; A linguagem como instrumento de construção da cidadania.

“A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Quando se refere à leitura de textos, o senso comum estabelece a definição somente sobre um conjunto de palavras faladas ou escritas. Embora, alguns grupos, digam, por exemplo que leem a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme, logo, faz-se leitura de tudo o que nos cerca: os gestos, as situações, as gravuras, as fotos, os sons, o toque, o olhar, a vida e etc, além dos textos híbridos que exploram a linguagem verbal e não verbal. A maior parte da atividade compreensiva de um texto acontece durante a leitura. Enquanto se lê um texto, as previsões e o conhecimento de mundo devem ser ativados”, destacam os organizadores.

O evento tem Coordenação Geral dos professores: Prof. Dr. Nataniel dos Santos Gomes (UEMS / NuPeQ / SELEPROT / UERJ), Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel (UEMS) e Prof. Ma. Vanderlis Legramante Barbosa (UFMS / NuPeQ).

Programação:

15h – Abertura

Dr. Laércio Alves de Carvalho (vice-reitor da UEMS)

15h20 – Palestra

As dinâmicas das linguagens nos processos produções de sentido: discutindo a pesquisa para além das fronteiras linguísticas e semióticas – Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel (UEMS)

16h – Mesa-Redonda 1 – Olhares sobre o texto verbal e o não verbal

Verbal e não verbal na seleção vocabular – Profa. Dra. Darcilia Marindir Pinto Simões (UERJ / SELEPROT / UEG)

Semiótica e iconografia cristã – Profa. Dra. Sueli Ramos (UFMS)

Memes: condição sígnica e semiose no contexto das redes/mentes sociais – Profa. Dra. Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)

Monumentos: em busca de sentidos – Profa. Dra. Maria Luceli Faria Batistote (UFMS)

18h30 – Mesa-Redonda 2 – Textos híbridos: a linguagem das histórias em quadrinhos

Demolidor e o livro de Jó – Prof. Dr. Nataniel dos Santos Gomes (UEMS / NupeQ / SELEPROT / UERJ)

Reino do Amanhã: uma leitura além da batalha herói X vilão – Profa. Ma. Vanderlis Legramante Barbosa (UFMS / NuPeQ / SEMED / SED)

Poesia, imagem e quadrinhos – Prof. Dr. Daniel Abrão (UEMS / Literatura, História e Sociedade)

Mangás shonen: arcos estéticos, temáticos e afetivos – Dr. Ravel Giordano de Lima Faria Paz (UEMS)

A representatividade de símbolo da paz dos super-heróis de All Might e Superman – Luiz Eduardo Fernandes Moraes (Novaescola / CNPq)

20h30 – Homenagem docente e lançamento de livro

Vídeo: Trajetórias de uma carreira docente – Homenagem à Profa. Dra. Maria Leda Pinto, com o Prof. Dr. Fábio Edir dos Santos Costa (Reitor)

Formação e prática docente em língua portuguesa e literatura, Leandra Ines Seganfredo Santos e Ruberval Franco Maciel (orgs.), Editora Pontes, coordenação Profa. Ma. Dagmar Vieira Nogueira Silva (UFMS / SEMED)

Sobre o SELEPROT

O SELEPROT (Semiótica, Leitura e Produção de Texto) é um Grupo de Pesquisa criado em 2002, no Diretório Nacional de Grupos (CNPq), com a finalidade de congregar estudiosos sobre a contribuição semiótica para a proficiência em leitura e produção de textos. Com a expansão do grupo, hoje seus estudos e pesquisas se abrem para a multidisciplinaridade. Já temos representação nas seguintes unidades federadas: RJ, SP, GO, AM, MT, MS, CE, ES, PE e PA. Pretendemos reunir interessados de todos os Estados brasileiros. No nível internacional, integram o SELEPROT representantes dos EUA, Itália (Turim). (Rafael Belo com assessoria)

Clique aqui para se inscrever.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.