79% dos brasileiros defendem punir quem viola quarentena

Pesquisa do instituto Datafolha apontou que 79% dos brasileiros acreditam que deve ocorrer punição para aqueles que violam a quarentena. O isolamento social é uma das medidas impostas para conter o avanço do novo coronavírus (covid-19) no país.

Segundo o levantamento, 79% dos entrevistados apoiam a aplicação de algum tipo de punição para quem desrespeitar a quarentena. Entre eles, 43% é favor de advertências verbais, outros 33% defendem a aplicação de multas e apenas 3% acredita que a prisão seria a punição ideal nestes casos. Já 18% dos brasileiros são contra o controle sobre a circulação de pessoas.

Em relação aos tipos de punição, a pesquisa revelou que a aplicação de multas é a opção que conta com o maior apoio dos jovens entre 16 e 24 anos e assalariados com carteira assinada, 48%. Já a parcela da população mais rica prefere as advertências verbais – essa opção foi citada por 53% dos entrevistados que recebem de cinco a dez salários mínimos, entre os recebem mais de dez salários mínimos ficou em 51%.

A pesquisa do Datafolha ouviu 1.606 pessoas por telefone em todos os estados do país na sexta-feira (17). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

(Texto: Jéssica Vitória com informações do Terra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *