O QUE É SARCOPENIA?
É uma condição clínica na qual o indivíduo tem importante perda da massa muscular e da força, comprometendo sua atividade física.
QUAIS AS CAUSAS DE SARCOPENIA?
– Pode ocorrer no processo de envelhecimento, no qual fatores como: diminuição da atividade física ou sedentarismo, diminuição da absorção ou falta de ingestão de nutrientes, como as proteínas e aminoácidos essenciais à manutenção dos músculos;
– Nos indivíduos acometidos por doenças crônicas inflamatórias, como artrite reumatoide;
– Doenças do aparelho digestivo que dificultam ou impedem a alimentação adequada;
– Pessoas com alguns tipos de câncer;
– Pacientes que tiveram infecção grave, como a covid e que, pela ação do próprio vírus, que infectou e consumiu os músculos ou pelo longo tempo que permaneceu acamado;
– Pacientes obesos têm perda da massa muscular em relação ao tecido gorduroso e pela diminuição da atividade física.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
– A diminuição da força muscular acarreta dificuldade para levantar ou segurar objetos de pequeno peso, ou mesmo dificuldade para apertar a mão;
– A perda da massa muscular faz com que o indivíduo tenha dificuldade para levantar-se de uma cadeira, por exemplo, ou de caminhar pequenas distâncias. Acompanha essa dificuldade o desiquilíbrio, que pode levar a quedas com fraturas ósseas seguidas.
– A osteoporose está associada à perda da massa muscular, o que contribui para a possibilidade de fraturas ósseas.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico é essencialmente clínico, a partir do histórico do paciente e da avaliação do exame físico feitos pelo médico. Avaliação da massa corporal também é muito útil para o diagnóstico, bem como a realização de exames de imagem, como ressonância magnética e ultrassom.
COMO TRATAR A SARCOPENIA?
Seja qual for a causa da sarcopenia, a prática de exercícios físicos aeróbicos e de resistência deve ser realizada o mais cedo possível e de maneira contínua.
Para a prevenção da sarcopenia do idoso, é necessário que se pratique exercícios físicos regularmente desde a juventude e tenha alimentação saudável, evitando o hábito de fumar e etilismo excessivo.
A alimentação rica em proteínas se faz necessária para prevenir ou reabilitar a pessoa com sarcopenia. Esses alimentos devem conter baixo teor de gordura.
Alguns suplementos de vitaminas sais minerais e proteicos são utilizados, sob orientação médica. Obviamente, o tratamento da doença que o paciente apresenta que levou à sarcopenia é extremamente necessário.
E-mail: [email protected].
Site: www.institutoreumato.com.br.
Prof. Dr. Izaias
Pereira da Costa Professor titular da Famed da UFMS, professor do curso de pós-graduação de Saúde e Desenvolvimento do CentroOeste, da UFMS; coordenador do programa de residência médica em reumatologia, do Humap/Ebserh/UFMS; titular da cadeira 23, da Academia Brasileira de Reumatologia
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.