Vacina polivalente: Campo Grande lança campanha de vacinação gratuita para cães

Foto: Subea
Foto: Subea

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal) lança, na próxima segunda-feira (23), a campanha de vacinação gratuita para cães com a vacina polivalente. São 8 mil doses da vacina V11, que serão disponibilizados inicialmente para Ong´s e protetoras independentes, que fazem trabalho de acolhimento de animais abandonados ou que estavam em situação de maus-tratos.

Campo Grande é a primeira capital do País a disponibilizar gratuitamente a vacina V11, fortalecendo as medidas de prevenção e combate a doenças graves que afetam os pets. A vacinação é um passo fundamental para garantir o bem-estar dos cães, além de prevenir a disseminação de doenças que podem ser fatais.

Importância da Vacina Polivalente

Um dos destaques dessa vacina é a proteção contra a cinomose, uma das doenças virais mais perigosas que afetam os cães, especialmente filhotes. A cinomose causa sintomas como febre, secreção ocular e nasal, problemas respiratórios, digestivos e neurológicos. O tratamento para um animal acometido por essa doença é extremamente caro, podendo custar entre R$ 3.000 e R$ 10.000, além de ser muitas vezes ineficaz em casos avançados. Com a vacina polivalente, esse risco pode ser completamente evitado.

Além da cinomose, a vacina polivalente protege contra uma série de doenças graves que afetam os cães, como a parvovirose, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e leptospirose. Essas doenças, se não tratadas, podem levar à morte do animal ou causar sequelas permanentes.

Avanços nas Políticas de Bem-Estar Animal

A campanha reforça o avanço das políticas públicas de Campo Grande voltadas para o bem-estar animal, com iniciativas que buscam não apenas a prevenção de doenças, mas também a conscientização dos tutores sobre a responsabilidade e os cuidados necessários para manter seus animais saudáveis. A distribuição gratuita da vacina polivalente é um marco na gestão da saúde animal da cidade e serve de exemplo para outras capitais do País.

 

Confira as redes sociais do O Estado Online no  Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *