Ônibus sobre trilhos, conhecido como VLT, é promessa concreta para Capital

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Com informações da repórter Beatriz Feldens

Durante  a reunião na Câmara de Vereadores de Campo Grande realizada nesta manhã (4), sobre a mobilidade urbana e prestação de contas da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), Alisson Freires, gerente de urbanismo da pasta, falou sobre a chegada do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), na Capital. De acordo com Alisson, era uma realidade distante, mas que vem ganhando forma e já é um projeto concreto com previsão de área já designada.

“O planejamento iniciará na região da Avenida Duque de Caxias, que na restauração ganhou aquele canteiro central para futuramente passar o VLT,  já tem  possíveis rotas, como a ligação do bairro Caiobá para a Nova Campo Grande, mas reconhecemos que é um projeto futuro, para quando a Cidade Morena atingir 1 milhões de moradores”, detalhou Freires.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que em 2021, Campo Grande bateu a marca de 916.001 de habitantes.

“Este é um projeto que necessita de captação de recursos, intenção da União e não somente do Município, mas posso dizer que já engatinha e apresenta previsão de área”, explicou Alisson.

No país, o VLT existe na Baixada Santista, Rio de Janeiro, João Pessoa, Teresina, Maceió, Natal, Recife e Sobral. Será um grande avanço na Capital Morena.

Contra Ponto

O ex- diretor da Jaguar e pré-candidato a deputado federal João Rezende, não defende a necessidade da implementação do VLT em Campo Grande. Em uma entrevista para o site O Estado Online destacou: “Em um primeiro momento não tem demanda para isso. Nós temos de fazer o arroz com feijão, primeiro. Curitiba, que é referência mundial, não tem, e lá é ônibus. A nossa demanda ainda não justifica, o que precisamos são de faixas exclusivas e corredores”, justificou João.

 

2 thoughts on “Ônibus sobre trilhos, conhecido como VLT, é promessa concreta para Capital”

  1. kkkkkk, pilantra ex diretor da Jaguar esta ai para defender outros interesses, VLT muito mais ecologico , enquanto isso minhares de pessoas sofrem acidentes de moto pois o transporte e um porcaria.

  2. Com um projeto bem feito poderia iniciar na Av.Ernesto Geisel de um ponto ao outro. Poderia ser supenso sobre o córrego, assim não atrapalharia o fluxo de veículos na Av.
    Depois Fábio Zahram finalizando na avenida Guri Marques.
    Poderiam criar pontos de integração entre ônibus e o VLT.

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