A Prefeitura de Campo Grande, por meio do COMIF (Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos), com a Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil lançou ontem (20), a “Campanha Diga Não às Queimadas Urbanas – Agosto Alaranjado 2022”, no Plenarinho da Câmara Municipal da capital.
Com o tema deste ano “Queimadas, apague essa ideia!”, a campanha, instituída em 2017, faz parte das ações realizadas pelo Executivo Municipal durante o Agosto Alaranjado, mês de prevenção e combate ao uso de fogo na vegetação em âmbito municipal.
A engenheira ambiental Mariana Godoy, uma das coordenadoras do Comitê contou que, “embora constitua crime, a prática de uso de fogo para limpeza de terrenos ainda é muito utilizada em nossa cidade”.
Godoy ainda afirma que para haver mudanças de hábitos a população precisa “entender os danos causados pelas queimadas e se tornar agente multiplicador da informação”.
O valor da multa para a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos varia de R$
2.727,50 a R$ 10.910,00.
Segundo a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) – órgão responsável pela fiscalização -, somente neste ano foram emitidas 85 autuações aos proprietários por queimadas em terrenos.
O objetivo da campanha é sensibilizar a população acerca dos danos causados pelas queimadas ao meio ambiente e a saúde.
Como e quando realizar denúncias?
Para realizar a denúncia da queimada urbana sem flagrante, o cidadão tem disponível a central telefônica 156, o canal digital https://fala.campogrande.ms.gov.br ou o aplicativo Fala Campo Grande que receberam este ano 89 denúncias de queimadas em terrenos.
Já em casos de queimada urbana com flagrante, o cidadão pode realizar a denúncia por meio da central telefônica 153, acionando assim a Guarda Civil Municipal, com atendimento 24h disponível.
Em áreas rurais, as denúncias podem ser realizadas por meio do telefone 190, da Polícia Militar Ambiental, também disponível 24h.
Nos casos de emergência, o cidadão deve ligar no 193, para acionar o Corpo de Bombeiros, também com atendimento 24h.
Com informações de Prefeitura de Campo Grande.
Veja também: Presidente da Câmara descarta CPI contra consórcio: “O Tribunal de Contas já investiga há 4 anos”
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.