Para desafogar trânsito, prefeitura investe no reordenamento da rotatário da Euler de Azevedo com a Tamandaré

Foto: Roberto Ajala
Foto: Roberto Ajala

Nos horários de pico cerca de 12 mil veículos passam pelo local e obras devem ser custeadas com dinheiro das multas

Para solucionar a lentidão do trânsito que afetam os moradores, trabalhadores e estudantes dos bairros Vila Nasser, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, Vila Sobrinho e São Francisco, em Campo Grande, a prefeita da Capital, Adriane Lopes, em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, assinou, na manhã de quarta-feira (9), a ordem de serviço para reordenamento do trânsito na rotatória entre a Avenida Euler de Azevedo e Avenida Tamandaré, beneficiando todos que dependem dessas duas vias e suas adjacências para se locomover pela cidade.

Orçada em R$ 2,4 milhões, a obra prevê a semaforização do cruzamento e diminuição no tamanho do rotatório, a exemplo do que já aconteceu na Via Park e na rotatória da Coca-Cola, onde foi implantado apenas o semáforo, com a previsão de ser substituída por uma viaduto futuramente.

“A ordem de serviço foi dada hoje e a obra já começou, sendo essa uma parceria muito importante do Governo do Estado com a Prefeitura. É um reordenamento que vai mudar a mobilidade nessa região da Capital, transformando a vida do campo-grandense e trazendo mais segurança no trânsitol”, disse Adriane.

De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), no trecho passam, diariamente, cerca de 12 mil veículos e o reordenamento viário visa garantir a fluidez, além de garantir a segurança de motoristas e pedestres. Ciro Vieira Ferreira, diretor-presidente da do órgão, afirmou que é preciso considerar a valorização da vida como um dos princípios administrativos.

“Essa é uma obra emblemática, porque faz parte do cumprimento da missão da Agetran, que é trazer fluidez com segurança para o trânsito da nossa Capital, que tem quase 1 milhão de habitantes e uma frota considerável de veículos, então, temos que melhorar a mobilidade sem nos distanciar da segurança, porque um dos nossos princípios é a valorização da vida, então, temos que cuidar das vidas que passam por aqui”, afirmou

A obra acontece em parceria com o governo do Estado, por meio do Detran/MS (Departamento de Trânsito de MS) — inclusive a mudança irá beneficiar funcionários e alunos de autoescolas que precisam fazer provas no órgão. O diretor-presidente do Departamento, Rudel Trindade, ressaltou que o valor investido são recursos advindo de multas de trânsito que estão sendo aplicados da forma correta, ou seja, retornando para a melhoria do trânsito da cidade.

“Os mais de R$ 2 milhões investidos aqui são recursos de multas, um recurso carimbado que tem que ser aplicado em sinalização, fiscalização, educação e é esse retorno que a sociedade cobra. Isso é multa sendo aplicada corretamente”, pontuou.

Além do reordenamento viário, a obra ainda prevê drenagem, pavimentação e reforma das calçadas e adequação de retornos.

Ainda estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Epaminondas Neto, que ressaltou a importância do trabalho da Casa de Leis com a prefeitura, já que esta era uma demana antiga dos vereadores, especialmente, do Ronilço Guerreiro e Carlos Augusto Borges, que também estavam no evento no momento da assinatura da ordem de serviço.

Por Ana Clara Julião

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *