Dia das Mães promete movimentar R$ 478 milhões no comércio

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Foto: Nilson Figueiredo

Neste ano, o Dia das Mães deve movimentar R$ 478,82 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul entre presentes e comemorações, um volume 7% menor que o estimado para 2023, conforme mostra o levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e o Sebrae MS.

“Os números mostram que os consumidores estão mais comedidos, ficando uma movimentação um pouco menor que ano passado, devido a previsão dos gastos médios com presentes e comemorações menores, considerando o valor real. Já o percentual de pessoas que irão comprar presentes ficou um pouco maior e isso é positivo”, explica a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.

A pesquisa apontou que 71,16% dos entrevistados pretendem presentear e 78,28% farão comemorações. O valor médio do presente será de R$ 211,79 e das comemorações, de R$ 219,22. Entre os presentes, a preferência é para roupas (29%), perfumes e cosméticos (26%) e calçados (18%). As compras presenciais em lojas físicas serão a opção da maioria (87,26%) e a escolha da mãe (39,97%) e a qualidade do produto (39,91%) serão decisivos para a decisão da compra.

“O comerciante precisa ficar atento à tendência de pagamento à vista, mediante descontos, preferência de 77% dos entrevistados e também levar em conta em suas estratégias que o bom atendimento, condições de parcelamento e variedade são itens importantes para a decisão de compra”, orienta a economista do IPF-MS.

Dados da pesquisa revelam ainda que a data deve proporcionar um movimento importante em supermercados, considerando que 80,85% dos entrevistados que irão comemorar informaram que vão comprar ingredientes para o preparo da refeição em casa, celebrando em família.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, enfatiza que o Dia das Mães é uma das principais datas para impulsionar o comércio local, e os empreendedores podem aproveitar o momento também para conquistar novos clientes. “O Dia das Mães sem dúvida é uma das datas mais importantes para o comércio de uma forma geral. Essa importância está intimamente relacionada ao apelo emocional que a data traz, já que é uma oportunidade das pessoas expressarem o seu o reconhecimento pelas suas mães E isso foi refletido nos resultados da pesquisa de intenção de consumo. Foi constatado que a intenção de movimentação financeira será de 478 milhões, e desse valor total, 224 milhões são com gastos em presentes. Então, essa data acaba sendo uma grande oportunidade para o empresário fortalecer os seus laços com seus clientes e adquirir novos clientes também”, pontua.

A pesquisa ouviu 1994 pessoas entre os dias 02 a 08 de abril nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A margem de erro da pesquisa é de 5% a 6% percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

 

Com Informações Fecomércio

 

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