Casa do Artesão leva produção de MS a circuito nacional de cultura e economia criativa

Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Peças de artesãos sul-mato-grossenses foram expostas e comercializadas em evento da turnê Dominguinho, em São Paulo, ampliando a divulgação da identidade cultural do Estado 

 

A produção artesanal de Mato Grosso do Sul ganhou destaque em um circuito nacional de cultura e economia criativa durante o lançamento da segunda etapa da turnê Dominguinho, realizado nesta quarta-feira (6), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo.

Representando a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), a Casa do Artesão participou da iniciativa com uma exposição e comercialização de peças produzidas por artesãos do Estado. A ação foi promovida pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

A participação colocou em evidência a diversidade do artesanato sul-mato-grossense em um evento de alcance nacional, aproximando o público de produtos que carregam elementos da identidade, da história e dos saberes tradicionais de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Programa do Artesanato Brasileiro e os artistas João Gomes, Jota.pê e Mestrinho, responsáveis pela turnê Dominguinho. O projeto passou a incorporar espaços dedicados ao artesanato regional, ampliando a proposta cultural dos shows com ações voltadas à valorização da economia criativa.

Durante o evento, o estande da Casa do Artesão chamou a atenção de visitantes e artistas. A cantora Marina Sena esteve no espaço para conhecer as peças produzidas no Estado, enquanto o cantor Jota.pê adquiriu produtos confeccionados por artesãos sul-mato-grossenses.

Segundo a coordenadora da Casa do Artesão de Mato Grosso do Sul, Eliane Torres, a participação representa uma oportunidade de ampliar a visibilidade dos produtores locais.

“Foi uma experiência extremamente positiva para o artesanato sul-mato-grossense. Tivemos grande procura pelas peças expostas, excelentes oportunidades de diálogo com o público e a satisfação de ver artistas nacionais reconhecendo e adquirindo produtos feitos pelos nossos artesãos”, afirmou.

A ação também fortalece a presença do artesanato como ferramenta de geração de renda e valorização cultural, conectando produtores locais a novos públicos e mercados.

Além dos shows, a programação da turnê Dominguinho reúne espaços temáticos, gastronomia regional, feiras criativas e áreas destinadas à comercialização de produtos artesanais dos estados participantes.

Criado a partir da união entre João Gomes, Jota.pê e Mestrinho, o projeto conquistou destaque nacional ao reunir música, memória afetiva e tradições populares. A nova etapa da turnê percorrerá diferentes cidades brasileiras e tem previsão de chegar a Mato Grosso do Sul em 2027.

Quando o espetáculo desembarcar no Estado, a expectativa é que o artesanato sul-mato-grossense volte a integrar o circuito, ampliando a divulgação dos trabalhos produzidos por artesãos locais e fortalecendo a economia criativa regional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *