Por volta das 17h de ontem (25), o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro disparou uma arma de fogo de forma acidental enquanto embarcava no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. O ex-ministro estava no guichê do aeroporto e a arma de fogo estava dentro da pasta de documentos que ele carregava, de acordo com depoimento feito na Superintendência da PF (Polícia Federal) do Distrito Federal.
Uma funcionária da Gol que estava próxima do local foi atingida pelo disparo. Ela foi ferida por estilhaços mas sem gravidade e já foi liberada pela equipe médica. Ainda em depoimento, Milton Ribeiro explicou que o disparo ocorreu no momento em que iria separa a arma do coldre, dentro da própria pasta de documentos, por medo de expor a arma de fogo de forma pública.
Pelas regras da Polícia Federal, para ocorrer o despacho de uma arma de fogo e munições, é necessário que a arma esteja deminuciada, ou seja, que não contenha nenhum projétil. As munições devem estar separadas e guardadas em um case adequado para o despacho no momento do embarque.
Todos os passageiros que desejarem embarcar ou despachar uma arma e munições em aeronaves civis, devem preencher um formulário GDAF (Guia de Despacho de Arma de Fogo), feito de forma online.