10ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios quer combater e prevenir os incêndios florestais em Mato Grosso do Sul

Foto: Reprodução de Redes Sociais/O Estado Play
Foto: Reprodução de Redes Sociais/O Estado Play

Na manhã de hoje (26), está sendo lançada a 10° Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios, iniciativa da Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas) e empresas associadas, em parceria ao Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), além do apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Corpo de Bombeiros Militar.

Foto: Reprodução de Redes Sociais/Reflore/MS via Instagram

O evento acontece de forma híbrida, tanto com transmissão no YouTube quanto na sede da Casa Rural em Campo Grande. O tema deste ano é Fogo Zero – Rápido na reação, constante na prevenção, e a campanha tem o objetivo de desenvolver uma cultura de prevenção contra incêndios florestais, com a capacitação da população urbana e rural, orientando sobre como evitar as chamas e alertando sobre a consequência dos incêndios, como empobrecimento do solo, poluição do ar, acidentes em rodovias por conta da fumaça e até morte de animais e pessoas, além de prejuízos aos produtores rurais.

Estão presentes no evento, o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, o presidente da Reflore/MS, Junior Ramires, o secretário de estado da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, o superintendente federal do Ministério de Agricultura de Mato Grosso do Sul, Celso Martins, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, coronel Hugo Djan Leite, entre outras autoridades.

O presidente da Reflore/MS, Junior Ramires, comentou sobre a os objetivos da campanha, além de afirmar que os incêndios florestais não são só um problema do produtor rural ou do setor florestal e sim do Estado em geral, além de que é preciso realizar uma conscientização sobre os incêndios. “O período de seca hoje começa só em julho ou talvez agosto, mas nós trabalhamos o ano inteiro e começamos a conscientização de forma gradativa todo ano desde o começo, porque é preciso que não se preocupe apenas em combater o incêndio, mas prevenir e isso é o que a campanha traz”, comentou Ramires.

O diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, falou sobre a parceria entre os órgãos públicos e privados, e comentou um pouco sobre como a Famasul e o Senar contribuem para a campanha. “Cursos de conscientização, e de combate e prevenção ao incêndio. 2015 até hoje foram mais de 240 cursos e aproximadamente 3 mil pessoas do meio rural receberam esse treinamento, e ainda temos para essa temporada mais 42 cursos para serem realizados”, explicou Stella.

O governador Reinaldo Azambuja não pode estar presente, e o secretario de estado da Semagro, Jaime Verruck, falou em seu lugar. Verruck parabenizou a campanha, além de comentar sobre como a conscientização do produtor rural é importante no combate aos incêndios.

O secretario falou sobre o compromissos que foram assumidos em relação ao fogo zero, em relação as florestas do Estado, como o de instalar uma base do Corpo de Bombeiros no município de Ribas do Rio Pardo, que já foi instalada e já recebeu parte dos equipamentos, além de instalar uma base de combate aos incêndios florestais em Água Clara. “Nós já adquirimos a área, vamos construir uma pista de pouso, e o Coronel Djan já está com projeto preparado para construção da base bombeiros para que a gente possa operar com uma pista de pouso lá em Água Clara”, relatou Verruck.

Foto: Reprodução de Redes Sociais/O Estado Play

O diretor de comunicação da Reflore/MS, Fábio Duarte, fez a apresentação da campanha, e divulgou os números relativos aos incêndios em 2021, cedidos pelo Ibama. Foram 9.377 incêndios registrados no Estado, redução no número em relação ao ano de 2020. “O Pantanal, a região do Pantanal é responsável por 62% dos fogos, a região do Cerrado salvo engano algo entre 30% e a Mata Atlântica o restante, relatou Duarte. O diretor também comentou sobre os objetivos e a parceria com o Senar e Famasul, que ajudam na educação sobre percas e danos em relação aos incêndios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *