Workshop traz técnica de encher linguiça à Capital

Chef apresenta curso que vai de cocção até manuseio final

Tradição e técnica não são sinônimos, mas se complementam quando o assunto é o mundo das carnes, o que gera frutos em forma de serviços, workshops, que contribuem para a disseminação – e até mesmo criação – do sabor regional campo-grandense, como exemplo do “Workshop Enchendo Linguiça”, pelas mãos do chef Júnior Rodrigues, dia 14 de dezembro, na Camicado.

“A Camicado agora, em parceria com o Shopping CG, fez um espaço gourmet para cursos na área de gastronomia, muito legal. Eles convidaram a gente para ministrar alguns cursos, ofereceram o espaço deles. Então até para não ficar em um lugar só, muito batido, e a gente conseguir alcançar outros públicos, nossa ideia é trabalharmos essas parcerias”, conta o chef, especialista em ciência dos alimentos, Júnior Rodrigues.

Por meio da Meat School, vem trabalhando a disseminação de seu conhecimento na cozinha, com workshops de charcutaria artesanal; “dry aged” (maturação a seco); desossa; “american bbq” (churrasco americano); fogo de chão; parilla, entre outras diversificadas técnicas. “O Meat School não tem um lugar definido porque nem todo curso você consegue fazer no mesmo lugar. Por exemplo, tanto na Território Lab quanto na Camicado, eu já não teria como fazer de american barbecue, porque é um ambiente fechado; fogo de chão também tem de ser em local aberto, então a gente vai fazendo parcerias com os locais”, explica ainda Júnior.

“Nos últimos anos as pessoas têm se conscientizado cada vez mais a respeito dos alimentos que consomem. A linguiça é um dos alimentos mais consumidos no Brasil. Ultrapassa os limites do consumo de churrasco. Tenho dado curso em vários estados do Brasil e em todos pelo menos 80% dos alunos não são profissionais da área e estão aprendendo para fazer pra consumo próprio, e alguns até utilizam esse curso para inciar um novo negócio”, revela o chef sobre o reflexo da atuação.

Da programação do dia 14, ressalta que: “O curso vai iniciar às 13h e tem duração de 3 horas. Vamos abordar boas práticas de fabricação (segurança alimentar); escolha do corte da carne; porcentagem de gordura; utilização de temperos e condimentos; de aditivos; tipos de tripas e técnicas de embutir, como também armazenamento e conservação”.

“A gente fica feliz com o convite para fazer curso nesse espaço e acreditamos muito no projeto. O sul-mato-grossense é apaixonado por carne e o campo-grandense também; até pouco tempo atrás na Capital não se encontrava ancho, chourizo, um monte de cortes de carne prime que você encontra hoje”, aponta Júnior Rodrigues.

Do cenário da carne na Capital e em Mato Grosso do Sul, destaca ainda que: “Até as pessoas se acostumarem, consumirem, elas precisam entender como esses cortes funcionam; qual o melhor tipo de cocção… então a Meat School entra nisso. Desmistificar o mundo da carne, trazer para perto de qualquer pessoa o que esse mundo meat tem de melhor para oferecer”.

Serviço: O “Workshop Enchendo Linguiça” acontece no dia 14 de dezembro, na Camicado do Shopping Campo Grande. Informações: (67) 99991-2369.

(Texto: Leo Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *