‘Travessia’ será apresentado no interior presencialmente

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Destinado ao público infantojuvenil, espetáculo terá entrada gratuita

O palco do auditório da ACEN recebe a partir a quarta- -feira (20) espetáculo ‘Travessia’, uma história narrada por Kuña, uma mulher que foge do seu quintal em busca do seu verdadeiro nome. As apresentações presenciais vão até o sábado (23) e são gratuitas. O ‘Travessia’ foi contemplado no prêmio Funarte ((Fundação Nacional de Artes) Descentrarte no ano de 2019, para criação de uma microssérie com três episódios, de mesmo nome, que está disponível no YouTube. E em 2020 contemplado na Lei Aldir Blanc – município de Naviraí para transposição do audiovisual para um espetáculo presencial destinado ao público infantojuvenil.

“O projeto inicial foi nomeado de terra sem mal, inspirado na cosmologia guarani da busca pela terra do bem viver, a criação inicial visou um espetáculo solo presencial, que devido a pandemia se transformou em microssérie de três episódios disponibilizada em nosso canal do YouTube; no ano seguinte se desdobrou em uma publicação de livro infantil pela Arrebol editora; e agora retoma sua forma originária em um espetáculo presencial”, afirma Mana Rodrigues, protagonista do espetáculo.

A temporada

A temporada de estreia do espetáculo Travessia ocorrerá na cidade de Naviraí/MS no anfiteatro da ACEN – Associação Comercial e Empresarial de Naviraí de 20 a 23 de outubro de 2021 com entrada gratuita. A estreia oficial será quarta- -feira (20), as 19h para toda a comunidade. E de quarta- -feira a sexta-feira serão disponibilizadas sessões para as escolas da rede pública do município, com sessões as 13h30 e as 16h. No sábado haverá a última sessão do espetáculo às 17h.

“Pensamos com essa temporada atender o máximo de crianças e da comunidade externa, conscientes dos protocolos de biossegurança, para esse movimento de retomada, além de ser um dos momentos mais esperados desde o início do processo criativo, que está no encontro da protagonista de nossa Travessia com as e os espectadores infantojuvenis”, detalha Eduardo Gasperin diretor do espetáculo.

Mais sobre Travessia

O projeto inicialmente se intitulou terra sem mal – encenação para crianças e o seu ponto de partida foi a cosmovisão Guarani de Yvy Marae’y (Terra sem mal). O processo de criação foi composto por várias mãos, corpos e sentidos, desenharam cenicamente a travessia de uma mulher, que buscava seu verdadeiro nome e narrava toda sua trajetória ao ressignificar bambus, alguns metros de lona plástica preta e uma corda.

Ao longo desse período o projeto sofreu alterações devido a COVID-19 e ao início do período de isolamento social, assim, estreou em outubro de 2020 como uma microssérie, dividia em três episódios, disponível em canal próprio no YouTube em Libras e Audiodescrição.

Após a estreia em formato audiovisual, a equipe do projeto não se deu por vencida e plantaram juntas e juntos uma semente chamada esperança com o desejo de que ela florescesse em breve de modo presencial, ou seja, voltar ao projeto inicial de um espetáculo para o público infantojuvenil. O brotar dessa semente levou aproximadamente um ano, e contou com a colaboração de artistas do estado de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo que compõem juntas e juntos Travessia.

Serviço

O espetáculo Travessia, será apresentado de 20 a 23 de outubro, no Anfiteatro da ACEN (Associação Comercial e Empresarial de Naviraí), de forma presencial. O espetáculo foi contemplado pela Lei Federal Aldir Blanc nº 14.417 de 29 de junho de 2020, Fundação Cultural de Naviraí, Funarte (Fundação Nacional de Artes), Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. Mais informações pelo Facebook Travessia.

(Texto de Marcelo Rezende)

Confira mais notícias do jornal impresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *