Professoras da rede pública da Capital lançam livro: “A Escola Pode”

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Divulgação

Para comemorar hoje (29), o Dia do Livro, será contado como as professoras da rede pública de Campo Grande, criaram a publicação: “A Escola Pode”. A preocupação com a qualidade de aprendizagem dos alunos e o objetivo de desmistificar os critérios de retenção escolar foram os motivos que levaram profissionais de educação da Escola Estadual Coração de Maria, de Campo Grande, a buscar ferramentas que pudessem melhorar a metodologia de ensino.

Em 2017 a diretora, irmã Neiva Maria de Mattos, e as coordenadoras pedagógicas Nara Cristina Rodrigues Pedroso e Maria Cardoso Gay fizeram um curso sobre a estrutura do pensamento e a aprendizagem, oferecido pelo Instituto de Potencialidades Humanas, que utiliza o método israelense de Aprendizagem Mediada desenvolvida por Reuven Feuerstein.

Nessa formação, elas puderam entender de forma mais clara como funcionava a área da cognição e a neurociência aplicada aos processos de ensino-aprendizagem. No ano seguinte, todos os professores da escola fizeram essa formação. Em 2019, os conhecimentos adquiridos nesse curso foram colocados em prática na sala de aula, os alunos receberam dos docentes um nova maneira de ensinar e um novo olhar para o aprendizado.

A professora Elizabeth de Fátima da Silva Mattas contou como foi o processo criativo da publicação. “A ideia da construção do livro surgiu em agosto de 2020. Muitas escolas públicas desenvolvem atividades e projetos riquíssimos e esquecem de registrar, divulgar ou publicar. Como a Escola Estadual Coração de Maria investiu no curso de formação de professores intitulado Estrutura do Pensamento e Aprendizagem, que teve sua origem em 2017 – planejamento do curso –; em 2018, o desenvolvimento do curso e em 2019 a aplicação das teorias estudadas em uma turma piloto de oitavo ano, achamos que registrar essa experiência seria um dever e também uma contribuição aos profissionais da educação, e demais pessoas que têm a tarefa
de ensinar.”

Segundo a professora Elizabeth, o livro relata o longo percurso percorrido pela comunidade escolar da E. E. Coração de Maria. “Nele apresentamos as teorias, as atividades práticas de cada módulo e a aplicação dos critérios mediacionais de Reuven Feuerstein empreendidos pela coordenação pedagógica. Os docentes que fizeram o curso e apreenderam as teorias e como utilizadas, com certeza, depois de toda a formação passaram a ter um novo olhar à maneira como ensina e à maneira como seu estudante aprende”, esclarece a professora.

No livro as coautoras, professora Elizabeth de Fátima da Silva Mattas, a coordenadora Nara Cristina e a diretora Neiva Mattos, abordam as teorias da estrutura do pensamento, a experiência mediada da aprendizagem, as funções cognitivas e as operações mentais, os perfis cerebrais e a relação com o aprendizado.

SERVIÇO: O lançamento do livro será amanhã (30), às 19h, na plataforma cultural da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo). “A Escola Pode” já está à venda, pelo whatsApp (67) 98484- 1233 ou pelo site da editora Appris.

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