Oscar 2023: Argentina chega a oito filmes indicados no Oscar contra quatro do Brasil

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O filme “Argentina, 1985”, de Santiago Mitre, emplacou nomeação na lista dos cinco finalistas de Melhor Filme Internacional do Oscar 2023. Com a indicação do filme premiado no Globo de Ouro 2023, a Argentina chega favorita à sua oitava disputa nessa categoria. O número também dá à Argentina o dobro exato de indicações conquistadas pelo Brasil na história da premiação.

Além disso, os hermanos já ganharam duas vezes a premiação, que até recentemente era denominada de Melhor Filme em Língua Estrangeira, com “A História Oficial” em 1986 e com “O Segredo dos Seus Olhos” em 2010. O Brasil nunca venceu essa disputa.

O anúncio da lista de filmes indicados à edição de 2023 da premiação aconteceu na manhã desta terça (24). A cerimônia de entrega das estatuetas acontece no dia 12 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

“Argentina, 1985” foi o longa escolhido para representar o país sul-americano na premiação americana. O longa, que fala sobre punição de crimes cometidos durante o período da ditadura militar no país, tem direção de Santiago Mitre, e é protagonizado por Ricardo Darín.

Além dele, a Argentina já teve “A Trégua”, de 1974, “Camila”, de 1984, “Tango”, de 1998, “O Filho da Noiva”, de 2001, e “Relatos Selvagens”, de 2014, indicados na categoria. O país levou esse prêmio duas vezes -a primeira com “A História Oficial”, de 1986, e a segunda com “O Segredo dos Seus Olhos”, de 2010.

Os finalistas do Brasil foram “O Pagador de Promessas” (1962), “O Quatrilho (1995), “O que É Isso, Companheiro?” (1997) e “Central do Brasil” (1998).

Em dezembro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood já havia anunciado que o Brasil e seu representante, “Marte Um”, não conseguiram entrar na disputa por uma indicação na categoria de melhor filme internacional no Oscar de 2023.

Confira os indicados à categoria de melhor filme nacional

– Argentina, 1985′ (Argentina)
– Close’ (Bélgica)
– EO’ (Polônia)
– Nada de Novo no Front’ (Alemanha)
– The Quiet Girl’ (Irlanda)

Com informações da Folhapress.

Confira:

“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” lidera indicações ao Oscar; confira lista

 

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *