Organizando o home office

Especialista compartilha sugestões para tornar mais produtiva a rotina de trabalho em casa

Com a pandemia do Coronavírus, muitas empresas adotaram o trabalho remoto como medida preventiva para proteger os colaboradores. Com o aumento do número de pessoas trabalhando em casa, cresceu também o interesse da população pelo assunto. No dia 19 de março, segundo o Google Trends, serviço que monitora buscas na internet, o termo home office atingiu o pico de popularidade em buscas realizadas no mundo todo. Para manter a produtividade, entretanto, profissionais menos acostumados com esta rotina precisam estar atentos e seguir algumas dicas importantes.

Para apoiar quem está trabalhando em casa durante a crise, algumas companhias de tecnologia liberaram o uso gratuito de ferramentas que podem ajudar equipes e profissionais de qualquer empresa a gerenciar o trabalho, como, por exemplo: Google Meet, Zoom Meetings, Webex e Microsoft Teams, para videoconferências. Trello e weTransfer, para a organização das tarefas.

De acordo com a psicóloga Giuliana Elisa dos Santos, docente na disciplina de Psicologia Organizacional e do Trabalho, do curso de Psicologia da Uniderp, a produtividade no trabalho em casa depende, entre outros pontos, do comprometimento do profissional. “Se as ferramentas de informação e comunicação forem utilizadas de forma correta e o profissional estiver focado nas atividades que precisa desempenhar, a qualidade do trabalho a distância pode ser a mesma do presencial”, afirma a especialista, que também atua como orientadora profissional e de carreira.

Qualquer processo de mudança exige adaptação e traz desafios inesperados. “A dica final é paciência. Encontre uma rotina que funcione, tanto para você, quanto para a sua empresa. Lembrando que o mais importante é desenvolver a disciplina”, completa Giuliana.

Dicas para tornar o trabalho a distância com qualidade

  • Planejamento: Organizar a agenda e planejar as tarefas por ordem de prioridade;
  • Disciplina: Estipular horários e padrão de comportamentos, como, por exemplo, evitar trabalhar de pijamas;
  • Ambiente adequado: Ter um espaço específico para o trabalho, com iluminação adequada e circulação de ar. Utilizar uma cadeira confortável e notebook em altura correta para não prejudicar a coluna e manter a mesa organizada e limpa;
  • Traçar metas pessoais: Estipule um tempo para cada atividade e mantenha o foco, retirando do ambiente de trabalho tudo o que puder causar distrações;
  • Comunicação:Dar preferência às reuniões online, ligações telefônicas, utilização de aplicativos de envio de mensagens ou outras formas que aproximem as equipes;

(Texto: Bruna Marques)

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