Nelson Freire, um dos maiores pianistas do mundo, morre aos 77 anos

Reprodução: Facebook
Reprodução: Facebook

Um dos maiores pianistas do mundo, Nelson Freire, morreu na madrugada de ontem (1), na casa onde morava, no Rio de Janeiro. Ele tinha 77 anos e a morte foi confirmada pela empresária do músico. O velório foi aberto ao público e realizado no Theatro Municipal, na região central do Rio.

O pianista durante o Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira

Em 2019, o pianista passou por uma cirurgia após fraturar um osso do braço direito. Apesar da cirurgia ter ocorrido sem nenhum problema, Nelson teria entrado em depressão. Martha Argerich, pianista argentina e considerada um dos maiores exponentes de sua geração, veio para o Brasil  ficar ao lado amigo.

Nelson Freire ao lado do jornalista Nelson Motta

A Orquestra Sinfônica Brasileira lamentou a morte de Nelson Freire em suas redes sociais. “Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento de um dos maiores orgulhos do Brasil. Para nós, é uma honra que sua trajetória tenha começado junto à Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 1956, ele venceu, pela primeira vez, o Concurso Jovens Solistas da OSB, dando início a uma brilhante carreira que nos encheria de orgulho e encantaria plateias do mundo todo”.

Personalidades também prestaram homenagens ao pianista, como foi o caso do jornalista Nelson Motta. Em sua rede social ele escreveu “menino prodígio de raro talento, não teve infância nem juventude nem tempo para nada com sua vida inteiramente dedicada ao piano – e à criação de beleza e arte para o mundo à custa de enorme sacrifício pessoal com horas e horas de estudo diário que na terminam nunca. Amo especialmente seus discos de Debussy e de Villa Lobos e autores brasileiros. Obrigadissimo, xará. Vai em paz”.

Veja mais notícias no Jornal Impresso

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *