Com o advento da internet, o audiovisual ganhou ainda mais espaço na vida dos brasileiros, principalmente de crianças e adolescentes. Por este motivo, manter o interesse dos mais novos nos livros se tornou um desafio que está sendo superado de maneira criativa pelas editoras. Uma dessas empresas é a DC (Divulgação Cultural), que produz materiais didáticos complementares. O sócio-fundador, César Henrique de Oliveira, viu necessidade de se reinventar para chegar até os jovens. Este deve ser um dos temas debatidos na live desta quinta-feira (20), realizada pelo Estado Online.
A editora fornece livros para alunos da rede pública e desde antes da pandemia, os materiais podiam ter mídias complementares como DVD ou, ainda, a própria versão digital. Porém, com a suspensão das aulas pela Covid-19, outros formatos foram pensados para deixar os jovens mais interessados na leitura. “Dentro dos nossos projetos, a maioria trabalha com QR codes, então você trabalha com essa parte tecnológica”, disse o sócio-fundador.
Independente do gênero,o sócio-fundador da DC acredita que o importante é que o jovem mantenha o interesse pela leitura. Ficção, didático ou histórico, os livros representam a maior parte do mercado de leitores, segundo Oliveira. “O mercado de e-book não passa de 3% do mercado no Brasil. O maior mercado que trabalha com e-books é dos Estados Unidos, que não tem 10% de mercado o livro eletrônico”, afirmou.
A editora DC foi fundada há 20 anos, mas a história remontada desde a década de 70, quando o pai de Oliveira entrou neste mercado. Na época, as vendas eram feitas no “boca a boca”, ou seja, batendo na porta da casa das pessoas para oferecer o produto.
Hoje, a empresa é voltada totalmente para divulgação de livros paradidáticos que são usadas na rede pública de Educação. Nos 20 anos de existência, mais de 1,4 mil prefeituras do país foram atendidas pelos trabalhos da editora.
Live
O Estado Online realiza nesta quinta-feira (20), às 18h, uma live com a participação do sócio-fundador da editora DC (Divulgação Cultural), César Henrique de Oliveira. Além dele, autores renomados e autoridades de prefeituras do interior de Mato Grosso do Sul participam do debate: “A importância da leitura na Educação”.