Morre Tarcísio Meira, o eterno galã da TV brasileira, aos 85 anos

Tarcísio Meira

Morreu nesta quinta-feira, 12, o ator Tarcísio Meira, aos 85 anos. Ele e a esposa, a atriz Glória Menezes, de 86, foram internados no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, diagnosticados com Covid-19.

Glória apresentou sintomas leves, enquanto o ator precisou ser intubado.

Considerado um dos maiores atores da dramaturgia, Tarcísio Meira nasceu em outubro de 1935, em São Paulo. Ele começou a carreira artística no final dos anos 1950 no teatro, em peças como Chá e Simpatia e Quando As Paredes Falam, ambas em 1957.

Tarcísio estreou na TV Tupi em 1959 no teleteatro Noites Brancas. Dois anos depois, contracenou primeira vez com Glória Menezes em Uma Pires Camargo, em 1961, de Geraldo Vietri. Os dois se casaram no ano seguinte. Único filho do casal, Tarcísio Filho nasceu em 1964.

O último boletim de saúde do ator, divulgado na terça-feira (10), afirmava que ele estava intubado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e passava por “diálise contínua” por problemas nos rins. A esposa dele, a atriz Glória Menezes, 86, também foi infectada pelo vírus, mas está em um quarto, com “boa recuperação”.

Um de seus papéis mais marcantes foi João de Irmãos Coragem, em 1970. Na década seguinte, Renato Villar de Roda de Fogo também fez sucesso. Em 1988 estrelou um seriado com a mulher, que levava o nome do casal. Já em 1990 protagonizou Araponga, como Aristênio Catanduva.

Também se destacam Raul Pelegrini de Pátria Minha (1994), Giuseppe Berdinazzi de O Rei do Gado (1996), João Medeiros de Um Anjo Caiu do Céu (2000), o Bóris de O Beijo do Vampiro (2002) e o Tide de Páginas da Vida (2006). Na TV, o papel mais recente foi o do Lorde Williamson de Orgulho & Paixão (2018). Tarcísio também passou pelo cinema, tendo feito pelo menos 19 papeis nas telonas.

A trajetória justifica a avalanche de prêmios a que foi indicado ao longo da vida — incluindo o Troféu Imprensa e o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Foram pelo menos 15 prêmios como melhor ator conquistados entre 1973 e 2021.

Durante a CPI da covid 19, o senador Alessandro Vieira informou a morte do Ator com uma critica social ao atual Governo: “Mais um desses 600 mil brasileiros que perderam sua vida dentre outras coisas, porque o Governo não soube fazer seu trabalho na hora certa e não teve responsabilidade e seriedade para isso” indagou o senador e fizeram um minuto de silencio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *