Filme de animação aproxima crianças da poesia de Manoel

Fotos: Arquivo pessoal
Fotos: Arquivo pessoal

Semana promove exibição de ‘A Menina e a Árvore’ em escolas da Rede Municipal  

Enquanto a imprensa nacional alerta sobre os incêndios no Pantanal, o curta-metragem de animação desenha a importância da biodiversidade. É assim, parafraseando um poema de Manoel de Barros, que é sintetizada a essência do filme de animação “A Menina e a Árvore”, produzido por Ara Martins e que entra em circuito de exibições em escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino de Campo Grande). Realizada de 20 a 24 de novembro, a programação, batizada como “Semana Manoel de Barros”, prevê, além da sessão de cinema, atividades com poemas do escritor pantaneiro e a distribuição de sementes de árvores nativas do Pantanal.

“É um filme de animação que conta a história da menina Joana com o avô, um senhor que a ensina amar à natureza e que, na narrativa, é personificada na biodiversidade do Pantanal”, explica a idealizadora do curta-metragem Ara Martins, que segue nos preparativos finais para a Semana Manoel de Barros. “Vão ser duas escolas da Capital em que vamos exibir o filme, abordar um pouco da obra do poeta e, por fim, distribuir as sementes. É uma forma lúdica de trabalhar com as crianças a nossa literatura regional e à urgência por educação ambiental já nos primeiros anos de vida.” 

Fortalecer a produção de filmes de animação, democratizar o acesso ao audiovisual e estimular o conhecimento à poesia e a consciência ambiental são os elementos que alicerçam esse projeto cultural que chega às escolas municipais Tertuliano Meirelles (região da Vila Jacy) e Profª Maria Tereza Rodrigues (Jardim Santa Emília). Na escola Tertuliano Meirelles as exibições serão promovidas na segunda-feira (20), às 15h30 e na sexta (24), às 8h. Já no segundo colégio, as sessões de cinema serão na terça-feira (21), às 15h30 e quinta-feira (23), às 9h30 e às 15h30.

 

MS na Tela

“Fizemos a pré-estreia do curta na Mostra Regional MS de Animação. Teve exibição no MIS (Museu de Imagem do Som), em uma ONG que atende crianças na Vila Nhanhá e no Armazém Cultural. Tudo gratuito”, lembra a artista que segue a todo vapor para a promoção da Semana Manoel de Barros. “Nas escolas, o filme vem para destacar a poesia deste artista que, na sua simplicidade, foi um vanguardista em falar da importância da fauna e da flora do Pantanal.”

Feito a partir da tecnologia 2D e com 10 minutos de duração, Ara enfatiza o poder da arte de animação. “Primeiro, é importante pontuar que Mato Grosso do Sul tem cinema de animação e que este nicho artístico merece um olhar de atenção [da iniciativa pública e privada], para que cada vez mais tenhamos obras circulando em escolas, festivais de cinema e projetos de arte. E, segundo, que as crianças têm muito contato com desenhos da Disney e muito pouco com a cultura regional. Ter a Joana na tela, falar do Pantanal, do ipê-amarelo que é uma espécie que aparece na história e que, no mundo real, temos nos canteiros das nossas cidades, tudo isso traz um sentimento de pertencimento ao público e valoriza nossas raízes.” 

 

Acessibilidade e difusão

Para ampliar ainda mais o acesso ao público, a obra ficará disponível em uma plataforma de streaming gratuitamente, logo após a realização da Semana Manoel de Barros. O enredo da história conta ainda com acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas descritivas para que pessoas dos mais variados perfis possam assistir ao filme. 

“Não queremos parar por aqui. Nosso objetivo é inscrever o curta-metragem em festivais nacionais e internacionais para que mais pessoas tenham conhecimento da obra que retrata o MS”, releva Ara. 

A Menina e a Árvore” contou com direção, produção e animação de Ara Martins, roteiro de Déborah Cabral e Ara Martins, direção de animação de Elvis Martins; direção de arte e ilustrador Luís de Paula; trilha sonora original Leandro Sosi; assistente de roteiro: Maria Garcez; acessibilidade: Sinalize; intérprete de voz “Menina”: Alessandra Tavares; intérprete de voz “Pai e repórter”: Leandro Sosi.

O projeto conta com financiamento do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande), instituição ligada à Prefeitura Municipal de Campo Grande. Curiosidades e outras informações sobre o filme estão no Instagram: @ ameninaearvore.

SERVIÇO: “A Menina e a Árvore” – Semana Manoel de Barros. E.M. Dr. Tertuliano Meirelles, situada na rua Aniceto da Costa Rondon, 336, Jardim Anahy. Exibição do filme na segunda-feira (20), às 15h30 e sexta-feira (24), às 8h. E.M. Profª Maria Tereza Rodrigues, localizada na rua Cel. Adauto Barbosa, 350, Jardim Santa Emília – terça-feira (21), às 15h30, e quinta-feira (23), sessões do curta às 9h30 e às 15h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *