Serão três dias de festa, com arte, economia criativa e muita gastronomia em Dourados
Já anotem no calendário: nos dias 25, 26 e 27 de outubro será realizada a segunda edição do Festival de Todos os Povos, a Festop, na Praça Antônio João, no município de Dourados, a 228 quilômetros de Campo Grande. A festa trará música, artes cênicas, artesanato, literatura, gastronomia e economia criativa.
Para quem é empreendedor e busca uma oportunidade de renda extra, o festival abriu inscrições para os interessados em expor e vender seus produtos na Feira Criativa e Gastronômica do Festop. As vagas são limitadas e distribuídas de acordo com critérios como originalidade e comunicação
A Feira foi idealizada e criada com o propósito de incentivar a atividade artesanal e gastronômica, além de proporcionar a atividade cultural com geração de trabalho e renda. Devido ao sucesso do ano passado, nesta edição a Feira será ainda mais completa, com espaço dedicado aos Food Trucks e Tendas Alimentícias, além do Espaço do Empreendedor.
As inscrições para a Feira Criativa e Gastronômica do Festop estarão abertas até o dia 16 de setembro, e a lista com o resultado da primeira seleção sai no próximo dia 23. O pagamento da inscrição pode ser feito até o dia 30 de setembro e, no dia 1º de outubro, caso haja vaga, será feita uma segunda chamada. A divulgação da lista final de selecionados, além do mapa de localização de cada empreendedor, será publicada no dia 20 de outubro.
Escolha
Neste ano, a seleção para a Feira Criativa e Gastronômica será feita segundo alguns critérios, como a originalidade do produto, sua qualidade, além da comunicação do empreendedor nas redes sociais. “É fundamental que a conta do Instagram dos interessados esteja atualizada, com fotos e vídeos recentes dos produtos. Isso nos permitirá conhecer melhor seu trabalho antes da seleção”, afirma Sá Júnior, que divide com Tati Martins a produção da Feira Criativa e Gastronômica do Festop.
A Feira Artesanal, Culinária e Brechós vai abrir 100 vagas, como no ano passado. Na Feira Gastronômica haverá 12 vagas para empreendimentos alimentícios, sejam food trucks ou tendas. Para completar, haverá o Espaço do Empreendedor, que vai oferecer dez vagas a prestadores de serviços que queiram ampliar seu relacionamento de negócios (networking), divulgar seu produto e atrair futuros clientes. Todas as informações sobre a Feira estarão publicadas na página do Instagram do Festop, @festop.dourados
O Festop é realizado pelo Bailinho do Dagata Produção Cultural e Economia Criativa, do produtor Fernando Castro Além, e nessa segunda edição tem o apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e SETESC, Prefeitura Municipal de Dourados, Câmara Municipal de Dourados, SESC/MS, ACED, Sicredi, Unigran, UFGD, UEMS, Associação Cultural Casulo, deputada federal Camila Jara e deputada estadual Gleice Jane.
Sucesso
Em sua primeira edição, a Festop reuniu em Dourados um público de aproximadamente 20 mil pessoas. Na época, 37 escritores levaram seus trabalhos para a Tenda da Literatura, que também recebeu pessoas para declamar suas poesias, lançamentos e sarau literário.
Segundo idealizar, Fernando de Castro, o evento foi perfeito. “Quando imaginamos o Festop para ocupar um vácuo cultural na nossa cidade, a imagem que tínhamos era essa: a Praça Antônio João lotada, com o público conhecendo a diversidade da produção cultural dos nossos artistas, artesãos, autores, fazendo essa aproximação e assim aconteceu”, disse.
O idealizador ainda destaca a economia criativa presente na feira. “É dinheiro no bolso das pessoas, não só daquelas envolvidas no projeto, mas também de toda uma cadeia produtiva de fornecedores, trabalhadores e comercio local”.
Devido ao sucesso do ano passado, o Festival se tornou parte do calendário oficial de eventos de Dourados, protocolado pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Laudir Munaretto. A programação completa ainda será divulgada.
Por Por Carolina Rampi