Evento será realizado virtualmente entre os dias 16 e 19 de setembro
Para comemorar o Dia Estadual do Chamamé em Mato Grosso do Sul, o Instituto Cultural Chamamé-MS e o programa “A Hora do Chamamé”, em parceria com a Fundação de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande e a Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura de Mato Grosso do Sul, realizam, entre os dias 16 e 19 de setembro, a 2ª edição do Festival Cultura Virtual do Chamamé de Mato Grosso do Sul, evento de integração entre Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai.
“Há quase 20 anos buscamos fortalecer e disseminar essa manifestação folclórica muito particular no Brasil, que é latente em Mato Grosso do Sul. Esse evento virtual surgiu durante a pandemia, quando observamos a necessidade de encontrar um meio de continuarmos o que já vínhamos fazendo com as edições presenciais, que são sempre muito bem-sucedidas”, explica o diretor do Instituto Cultural Chamamé-MS, Márcio Nina.
De acordo com o presidente do instituto, Orivaldo Mengual, o evento oferece espaço aos músicos durante este momento difícil, e por isso existe a importância de que eles se sintam valorizados com uma promoção e divulgação.
“Este também é um evento muito importante para o turismo regional, isso porque fornece a oportunidade de que outras pessoas conheçam nossa cultura”, afirma Orivaldo.
No ano passado, foi realizada a primeira edição do evento de forma on-line, e segundo o presidente, o último evento atingiu cerca de 40 milhões de telespectadores por meio das múltiplas plataformas de transmissão com a mídia exclusiva de cada país. “Somando mais dois países, acreditamos que esta edição chegue a mais espectadores e sem dúvida que continue a crescer neste momento fenomenal que vivemos para poder valorizar a cultura chamamecera”, pontua o presidente.
Bem imaterial
Foi publicado no Decreto Estadual nº 15.708, de 29 de junho de 2021, registrado no Livro de Registro dos Saberes, onde são inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades, o chamamé como bem de natureza imaterial de Mato Grosso do Sul.
O gênero musical também foi reconhecido pela Unesco, no fim do ano de 2020, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Em Mato Grosso do Sul, o dia 19 de setembro foi instituído como “Dia Estadual do Chamamé”, por intermédio da Lei nº 3.837, de 23 de dezembro de 2009. Outra conquista importante foi Campo Grande e Corrientes serem declaradas “cidades irmãs”, em 2018.
Onde acompanhar
Considerado o evento mais importante do chamamé no Brasil, o festival será transmitido pela TVE Cultura MS: canal 4.1 para Campo Grande e região, no canal 13.1 para Dourados, no canal 45.1 para Chapadão do Sul, no canal 30 para Bonito.
Nos sites: www.chamamems.com. br/ e www.portaldaeducativa.com. ms.gov.br/, pelo Facebook, a página Festival Culturam Chamamé, e pelo canal do YouTube @orivaldomengual, além de canais de rádio, televisão e redes sociais da Argentina, do Uruguay, Paraguay e Chile.
Internacional
O festival faz parte do projeto de “Intercâmbio Cultural e Turístico” unindo Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile, que teve início em Villa Guilhermina, Província de Santa Fe, Argentina, em 2015, por Orivaldo Mengual, com o apoio do governador Reinaldo Azambuja, e contará com a participação de músicos de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, da Argentina, do Paraguai, Chile e Uruguai.
O evento será transmitido nos seguintes veículos de comunicação do exterior
Corrientes
Televisación Múltiplataformas
– Chamame TV
– Dorado TV
Rádios
– Dorado FM
– Mesopotamia RadioWeb
– Como Mí Gente RadioWeb
– Ñandereko Radio Web
Chaco
Televisación Múltiplataformas
– Canal 9 Imagen del
– 9 Link TV
Rádios
– Radio Nordeste
Entre Ríos
– El Once TV
Patagonia
– ÑanderekoTV
– ZN Medios TV
– Canal 3 Paralelo 46 TV
– Canal 5 Paralelo 46 TV
Santa Fe
– Cadena Litoral
– AcordeonMania Casilda Santa Fe
Buenos Aires
– Radio Poder 104.9 Pcia.Bs As
Uruguai
Unidad Creativa Medios*Uruguay
TV
– AMPI TV Uruguay
– Vera TV Uruguay
– Canal 6 Mercedes Uruguay
Rádios
– Radio Casupa 104.9
– Radio Santa Rosa 89.3
– Radio Cordialidad 99.1
Chile
Unidad Creativa Medios *Chile
– TV
– Radios
(Texto de Beatriz Magalhães)