Festa de São Benedito começa no dia 12

Divulgação
Divulgação

Começa na sexta-feira, dia 12, e vai até o dia 21 de maio a Festa de Sao Benedito na comunidade Tia Eva. Sendo uma festa que faz parte da tradição de Campo Grande a festa tem como objetivo de celebrar a vida e história de Eva Maria de Jesus, e também renovar os votos de fé de seu santo devoto, São Benedito, um patrimônio cultural imaterial da comunidade quilombola Tia Eva. No evento terá shows, torneios de futebol amador, missa, apresentação cultural, entre outros, além de uma amostra do empreendedorismo muito forte que existe dentro da comunidade com embelezamento, tranças afro e alimentos.
A comemoração foi iniciada em 1919 pela matriarca, que tinha uma enfermidade em uma de suas pernas e não era curada há anos. Tinha muita fé em São Benedito, então fez uma promessa que se fosse curada iria construir uma igreja e realizar uma festa como honra e gratidão ao santo, e que os seus descendentes continuariam com a tradição.A ferida foi curada e ela construiu uma igreja de pau a pique, em 1912, em homenagem ao santo. A Festa ocorre sempre no mês de maio na lua cheia mais próxima ao dia 13, Dia da Abolição da Escravatura, e acontece durante 10 dias.

Ronaldo Jeferson da Silva, presidente da Associação de Descendentes de Tia Eva, comenta sobre a importância de manter suas raízes. “É importante saber de onde nós viemos, é uma das formas de sabermos para onde vamos, com a festa mantemos viva a história e tradição de um povo.”
A Festa é organizada pelos membros da comunidade Tia Eva com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul e do município de Campo Grande. O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Max Freitas, comenta o incentivo do Governo. “É muito importante incentivar eventos como esse, que buscam resgatar e conservar aspectos da cultura da comunidade negra do MS”.

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Leia mais: Governo do Estado reforma escolas na comunidade Tia Eva e no assentamento Itamarati

Governo do Estado reforma escolas na comunidade Tia Eva e no assentamento Itamarati

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *