Estreando no cenário musical, Ruschel aposta na música pop e lança seu primeiro EP

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Novo no cenário musical de Campo Grande, Julio Ruschel, 28 anos, é a nova proposta para o pop sulmato-grossense. O cantor independente vem investindo no audiovisual depois do lançamento do seu primeiro EP chamado “Ruschel”.

Lançado no dia 24 de setembro, o primeiro EP do jovem cantor pop insere Ruschel no cenário de Campo Grande. Julio, que vem de uma família musical, cresceu ouvindo o sertanejo, mas foi no pop que decidiu investir.

Julio é um artista independente e começou na música há dois anos, quando em 2019 decidiu estudar e investir na carreira. A partir daí o artista sul-mato-grossense começou a escrever músicas e trabalhar no seu EP, que já está disponível em todas as plataformas de streaming.

“Meu irmão é músico da área sertaneja, cresci vendo meu pai tocar sertanejo dentro de casa, e esse gênero está enraizado em mim, mas eu acabei indo para o pop por uma questão de gosto. Ouço o estilo há muito tempo, desde criança e me identifico com ele. A escolha do pop não foi estratégico, escolhi porque me identifico”, explica Ruschel sobre a escolha e o desafio do pop. “Este está sendo um momento muito importante. Eu me identifico muito com o estilo, mas não que eu não vá cantar outros gêneros, até porque eu sou bem eclético, mas acredito que minha identidade seja no pop e a repercussão está sendo bem legal”, afirma o artista.

De acordo com Julio, o cenário pop de Campo Grande ainda é pequeno, o que acaba favorecendo seu destaque. “Em Mato Grosso do Sul é muito difícil encontrar cantores pop. Somos um estado que consome muita música sertaneja, então acredito que artistas desse gênero vão acabar se destacando. É possível contar nos dedos os cantores pop e no meio deles tem o Julio, que acabou de chegar e está lançando clipes. É por isso que eu tenho tanta sede em produzir. Exatamente para fixar nas pessoas que existe pop em ‘CG’ e que eu estou no meio deles”, considera.

Investindo nos vídeoclipes

Com quatro músicas, o EP “Ruschel” tem ganho espaço e o cantor tem apostado em clipes para complementar o trabalho inspirado em grandes artistas nacionais e internacionais. A obra audiovisual mais recente tem grande influência de artistas como Manu Gavassi, Harry Styles, Di Ferrero, Rihanna e The
Weeknd, além de algumas nuanças literárias inspiradas no livro “Alice no País das Maravilhas”.

O videoclipe da música “Floresça” carrega um ar de “fim de semana com os amigos”, com uma proposta mais tranquila e nostálgica. De acordo com o diretor fotográfico do filme, Gabriel Ribeiro, a narrativa foi pensada em um tom cinematográfico, inspirado em momentos de descontração e felicidade. “A narrativa do filme foi pensada para ser linear, com tom cinematográfico. Iniciamos com ele sozinho, introspectivo, e finalizamos com ele cercado de amigos. Durante todo o processo tentamos, através de alguns simbolismos – que reflete na paleta de cores, figurino e direção de arte, demonstrar quais eram os seus
sentimentos quando estava na companhia deles [amigos]”, explica Gabriel.

A música autoral foi composta com um ukulelê, trazendo uma “vibe” mais suave, mas para deixar o som um pouco mais envolvente foi adicionada uma batida mais agitada, ainda carregando um pouco da característica de reggae, mas com um ritmo mais pop. “Meu produtor, que fez a música, sugeriu que tomássemos um caminho mais a minha cara, sabe, o pop. Então ele transformou essa música em um eletrônico, que cresce de uma forma que se torna dançante e gostosa de ouvir”, acrescenta Julio.

Primeiros passos

Julio garante que vem coisa nova por aí e que pretende ter uma agenda de shows cheia logo que finalizar todas as propostas do novo EP, que é o lançamento de um clipe para cada uma das canções. Dois novos videoclipes devem ser lançados até janeiro de 2022, finalizando então esta primeira etapa de produção da vida do cantor.

“Agora que eu lancei o EP tenho o objetivo de lançar um clipe de cada música, então ainda faltam dois clipes e a intenção é lançar até janeiro do ano que vem”, afirma Ruschel. Para vender seu show, Ruschel tem documentado suas apresentações, com o objetivo de fazer teasers para o lançamento da agenda. “Já tenho algumas músicas engatilhadas para começar a produzi-las ano que vem, então vem muita coisa por aí. Podem esperar que logo vem uma agenda cheia de shows”, finaliza o músico.

(Texto: Beatriz Magalhães)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *