Cia de teatro Nu Escuro visita Campo Grande com dois espetáculos

Cia. Nu Escuro
Divulgação

Com 25 anos de estrada, a companhia goiana Nu Escuro chega a Campo Grande de maneira virtual, transmitindo, amanhã e no sábado (13), com seu mais recente projeto: Dentro do Centro, uma experiência de circulação on-line de espetáculos teatrais.

Em parceria com a cia campo-grandense Flor e Espinho, serão transmitidos os espetáculos “Barbas” e “Gato Negro”, uma montagem dirigida por Izabela Nascente. Em seguida terá um bate-papo ao vivo onde a diretora e o dramaturgo Hélio Fróes, da Nu Escuro, recebem Fernando Ávila, da Rosa dos Ventos, que será transmitido pelo YouTube.

O espetáculo “Barbas” é a mais recente criação da cia goiana, um trabalho com inspirações autorais da artista pesquisadora Izabela Nascente, em que ela relaciona suas histórias familiares com a história de Julia Pastrana, com intuito de provocar, assim, um diálogo com o público sobre doenças, morte e afetos.

O enredo ocorre em duas dimensões: uma no plano realístico em que Marabel se relaciona com os familiares
e com a comunidade de sua cidade, e a outra em uma dimensão da memória ou do inconsciente, que é o universo de Julia Pastrana. Nele, os elementos principais da chamada primeira dimensão, as cenas serão estruturadas com atores, máscaras, bonecos de balcão e de manipulação direta. Nela a estética dos bonecos será mais realista e a paleta em cores coloridas com uma pequena camada de amarelo, remetendo à revelação das fotos dos anos 80.

“A proposta da direção de arte é misturar o teatro de animação com fotografia, e esta opção se dá por acreditar que a memória principalmente é acionada por objetos e nada mais eficaz para ativá-la, mantê-la e transmiti-la que o uso da fotografia. Dentro de uma perspectiva de conservar a memória de pessoas que já faleceram e que em vida passaram por experiências que são importantes de serem mencionadas, utilizaremos diretamente suas fotos, para que possamos pontuar de quem de fato estamos falando.”

Sobre a Cia. Nu Escuro

A cia. é um grupo de atores-encenadores que trabalha coletivamente, de forma horizontal desde 1996, tendo montado 16 espetáculos e realizado inúmeras oficinas de formação profissional e de público em diversos estados brasileiros e também no exterior, consolidando-se como uma das principais companhias de teatro do Centro-Oeste. (Texto: Beatriz Magalhães)

SERVIÇO: O evento será realizado amanhã e sábado (13) às 19h, no canal do YouTube da Cia. de Teatro Flor e Espinho: https://www.youtube. com/user/arteanderson. Mais informações pelo site https://nuescuro.com.br/ e pelo Instagram @ciadeteatronuescuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *