Chef Ana Oliveira repagina tradicionais quitutes juninos em vídeos

Característicos pela gastronomia desta época, nos meses de festividades junina e julina, quem opta por uma alimentação saudável não precisa desistir desse estilo de vida para aproveitar os quitutes tradicionais das quermesses – é o que busca mostrar o projeto do Shopping Campo Grande, com a chef Ana Oliveira, em um série de vídeos gravados no Clube Gourmet, que serão postados semanalmente no canal do shopping no YouTube.

Mostrando que é possível aproveitar as festas sem mergulhar no excesso de calorias, Ana separou quatro receitas que focam na alimentação saudável: cocada de colher sem lactose e sem açúcar; bolo de milho-verde com cobertura cremosa de milho; minicuscuz junino; e bolo de mandioca sem glúten, sem lactose e sem açúcar com creme de tofu. “Meu maior desafio que posso chamar de conquista é sempre criar minhas próprias receitas, de uma maneira que vai atrair e despertar o interesse nas pessoas em comer”, conta a chef.

“Comemos com os olhos primeiro, muitos ainda têm o receio de que comer saudável é sem graça, e eu quero mudar esse conceito. E é o que venho fazendo, com pratos bem elaborados com sabores requintados e com aquele toque gourmet, fazer as pessoas entenderem que comida saudável é gostosa, sim”, complementa Ana Oliveira.

Atuando na área de alimentação saudável há 12 anos, Ana é formada pela Escola de Gastronomia das Américas. Ela explica que é possível, sim, aproveitar a época para experimentar versões menos calóricas, mais nutritivas e benéficas à saúde, só é necessário adaptar as receitas e escolher os ingredientes adequados. Quanto aos sabores dos pratos, ela afirma: “Amo tudo! Mas o bolo de aipim saudável e o arroz-doce de quinoa com cardamomo superaram minhas expectativas. Surreal, só façam”, diz a culinarista.

“Não quero oferecer só comida para dieta, quero oferecer uma alimentação completa rica em nutrientes e vitaminas que um corpo precisa para viver melhor. Isso eu chamo de amor pela comida e respeito com seu corpo, ter consciência para mudar nosso estilo de vida e aí, sim, tornar-se hábito diário uma alimentação saudável que é pra vida inteira; primeiro mudamos nossa cabeça e nossa cabeça muda nosso corpo”, ela ressalta.

Ana faz questão de ressaltar que uma vida saudável não é algo com prazos. “É gradativo, não da noite pro dia, mas quando temos essa consciência tornamos isso hábito é apaixonante quando fazemos essa mudança.

“É aí que entro com meu Personal Chef. Eu não ensino você a fazer dieta, a cozinhar saudável e comer saudável! Tenho certeza, com um treinamento bem planejado você vai se apaixonar por esse mundo colorido. Nada mais gratificante que você mesmo preparar seu alimento natural valorizando o sabor de uma comida de verdade”, pontua ainda.

Com a sociedade vivendo um novo tempo, dos antigos formatos de produção em massa de alimentos, como chef, Ana diz que: “Hoje Já vejo uma grande mudança na indústria em relação à alimentação das pessoas, que estão mais preocupadas em cuidar da sua alimentação. E já encontramos ótimos produtos, de qualidade e confiável, nas prateleiras dos supermercados”.

“E as pessoas têm procurado muito por isso, pelo menos industrializado e cuidando os rótulos quando precisa consumir algo do tipo, então vejo que as indústrias estão cada vez mais tentando adaptar produtos que vão chamar atenção das pessoas que vêm buscando uma alimentação saudável”, finaliza Ana Oliveira.

Serviço

Os vídeos serão postados semanalmente no canal do Shopping no YouTube, sendo que as dicas e receitas também poderão ser conferidas nas redes sociais – Instagram @shoppingcampogrande, ou no Facebook @ShoppingCampoGde.

(Texto: Leo Ribeiro/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *