O retorno ao presencial da CES (Consumer Electronics Show) 2022, maior e mais tradicional feira de tecnologia do mundo, foi aberta ao público geral nesta quarta-feira (5), em Las Vegas (EUA). A feira terá que lidar com a ausência de nomes tradicionais e com a presença reduzida de pessoas.
Nas últimas semanas, as maiores gigantes da tecnologia do mundo (como Microsoft, Google e Amazon) canceleram presença devido a preocupações com o aumento dos casos da Ômicron, o que foi um golpe na imagem do evento.
A CTA (Consumer Technology Association), organizadora da feira, não cancelou a versão presencial e passou a apostar que as startups atraiam o público fiel – nos tempos áureos, CES chegou a receber mais de 180 mil participantes em 2019.
Agora a organização está mais conservadora nas estimativas. “Não vai ser tão alto (o público) quanto em 2020, claramente, mas as pessoas mais comprometidas com nossas regras de saúde são as que estão vindo”, afirmou em entrevista coletiva o presidente executivo da CTA, Gary Shapiro, em referência às exigências para a entrada no evento.
Para este ano, a CES 2022 planeja exibir tendências que já vinham sendo fortalecidas nos últimos anos, como inteligência artificial em software e robótica, usos do 5G, casas inteligentes e televisores com imagens mais potentes. Mas novas áreas ganham espaço neste ano: segundo Steve Koenig, vice-presidente de pesquisa da CTA, a nova vanguarda está em quatro áreas: sustentabilidade, saúde, mobilidade e espaço.
O executivo, porém, aponta para a ausência do metaverso como uma das apostas para a feira deste ano “O metaverso é uma série de blocos que vão sendo construídos aos poucos pelos membros da indústria”, afirma. Ainda assim, ele aposta que, entre 10 e 20 anos, a experiência imersiva na internet será sinônimo de conexão entre os mundos digital e real.
(Com informações Estadão Conteúdo)