Entidades tradicionais de Campo Grande estão escaladas para trazer cor, música e vida para as ruas da Capital no tradicional desfile cívico, que acontece na segunda-feira em celebração aos 120 anos da Morena que abriga em si instituições como o Cotolengo Sul-Mato-Grossense; Escola de Desenvolvimento Especial Juliano Fernandes Varela; Banda Municipal Maestro Ulisses Conceição; Projeto Som & Vida; Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulher e a Liga das Entidades Carnavalescas De Campo Grande (Lienca), entre outros 48 nomes (totalizando 54) que compõem o evento do dia 26.
“O campo-grandense tem, ao menos, uma recordação do desfile cívico, seja da fanfarra, seja do antigo centro da cidade, ou até mesmo da marcha dos militares. É a hora de celebrar esta história tão bonita que só a nossa Capital tem”, destaca a secretária de Cultura e Turismo, Melissa Tamaciro.
Com uma expectativa de que o desfile tenha um público superior a 30 mil pessoas, o evento será realizado na Rua 13 de Maio, entre a Avenida Mato Grosso e Rua 7 de Setembro, a partir das 8 horas. “A importância da Juliano Varela figurar no desfile é muito grande, pois somos a única instituição de MS especializada em síndrome de Down, agora com atendimento para o autista e crianças com micro cefalia de 0 a 6 anos. Somos parte da história da cidade, da história do nosso Estado, então é uma fatia especial da nossa cidade que precisa ser representada”, explica Elvis Martins, em nome da instituição Juliano Varela.
“Ter uma instituição assim na cidade e no Estado, com a grande história – que já são mais de 25 anos trabalhando nesse setor e com essas deficiências intelectuais – é de grande importãncia porque mostra que nós temos um lugar para acolher essas pessoas, famílias. Pessoas fora do Estado e do país se comunicam conosco pelas redes sociais, admirando nosso trabalho, então é de suma importância a nossa participação no desfile”, complementa.
Cumprindo um cronograma preestabelecido, a concentração está prevista para ser na altura da Rua Barão do Rio Branco e a dispersão a partir da Rua 7 de Setembro, indo até a Avenida Fernando Corrêa da Costa.
Montagem
A montagem da estrutura está marcada para começar no domingo (25), a partir das 13 horas. Por conta disso, o acesso à Avenida Afonso Pena, nos dois sentidos, entre a Rua 14 de Julho e a Rua 13 de Maio, fica interditado; a Rua 13 de Maio ficará interditada apenas em meia pista de rolamento, para montagem das arquibancadas, desde as 13h. Toda a lista com as 54 entidades que compõem o tradicional desfile cívico, que celebra na segunda-feira os 120 anos da Capital, pode ser conferida no site da instituição municipal, pelo link campogrande. ms.gov.br. (Leo Ribeiro com assessoria)