Canal da Fundação de Cultura no YouTube ensina sobre mixagem sonora

Internet/Imagem Ilustrativa
Internet/Imagem Ilustrativa

Aos internaltas que vivem querendo aprender mais sobre a crinção de músicas por meio de mixagem com mesas de som, o canal da Fundação de Cultura no YouTube conta agora com vídeos produzidos por profissionais que ensinam a essência e o aprofundamento sobre o estilo musical, além de termos aprofundados como ”Roadie” e ”Resolume”.

Mixagem é a atividade pela qual uma multitude de fontes sonoras, no processo de armazenamento de áudio, é combinada em um ou mais canais. As fontes podem ter sido gravadas ao vivo ou em estúdio e podem ser de diferentes instrumentos, vozes, seções de orquestra, locutores ou ruídos de plateia.

Durante o processo, os níveis de sinal, conteúdos de frequência, dinâmica e posição panorâmica são manipulados e efeitos como reverberação podem ser adicionados. Tal tratamento prático, estético ou criativo é feito de modo a se ter um produto final com maior apelo ao ouvinte, e incorpora efeitos e habilidades que não podem ser conseguidos com uma performance ao vivo.

O projeto faz parte do edital Prêmio Arte da Graxa, que premiou em R$ 144 mil, vários vídeos tutoriais realizados por técnicos e produtores culturais de todos os segmentos artísticos com o intuito de transmitir o saber. Cada um dos selecionados recebeu o valor de R$ 1,8 mil.

Primeiros passos

Aula de Mesa de Som – Júlio Alves Corrêa

Guia Prático de Mixagem – Bruno Eduardo de Mello

Projeto a Arte da Mixagem – Ronaldo Benites Pereira

(Com assessoria)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.