Campo Grande no início do século 20 Em 3 de maio de 1908, no sul do antigo Mato Grosso, teve início a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Tocada por duas frentes independentes de serviços (uma pelo lado oeste e outra pelo leste), essa obra federal tinha encontro previsto em um ponto equidistante: Campo Grande, cidade que começava seu percurso de transformação.
Apenas três anos antes, em 1905, tinha sido aprovado o Código de Posturas com normas de regulação da higiene, do comércio, das construções e da coibição da violência no perímetro urbano e arredores onde até então imperava a “lei do 44” – principal “causa mortis” da população.
Seguindo em ações de civilidade e modernização, outras providências vieram na sequência, tais como: a elaboração do Plano de Alinhamento de Ruas e Praças em 1909, pelo engenheiro agrimensor Nilo Javari Barém; a aprovação de verba para custeio de trinta lampiões para iluminação pública, em 1910, por meio da Resolução n. 29 da Câmara Municipal; bem como a concessão ao italiano Nicola Veriangieri para a construção do Matadouro Municipal também por Resolução da Câmara Municipal.
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(Texto: Celso Higa)