A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim foi selecionada pela Fundação Japão em São Paulo para receber mil mangás dentro do programa de doação de livros. Foram selecionadas apenas oito instituições em todo o país e a instituição do 2º andar, do prédio localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande, foi uma das escolhidas
O objetivo do projeto é tornar o mangá japonês disponível para muitas pessoas no Brasil, para que elas possam se interessar mais pelo Japão pela cultura japonesa e pelo idioma japonês. Este projeto teve início com o desejo de difundir o interesse pelo Japão em todas as regiões do Brasil, permitindo que as pessoas possam de fato sentir nas mãos e ler um mangá japonês.
Segundo a coordenadora de Biblioteca, Eleuzina Crizanto de Lima, “A Fundação Japão consultou a embaixada do consulado, que tinha conhecimentos das ações dos projetos da biblioteca Dr. Isaías Paim para a população. Fomos contemplados com um acervo de mil mangás, que vão ser disponibilizados à população para consultas. Os livros vão chegar para a Biblioteca no dia 10 de fevereiro. Estamos muito felizes”.
A Fundação Japão São Paulo é uma instituição que visa fortalecer os laços de amizade entre as pessoas no Brasil e em outros países da América do Sul, por meio da promoção e difusão da cultura japonesa. Sobre as bibliotecas que receberão as doações, a escolha foi feita através de consultas realizadas com as representações diplomáticas japonesas no Brasil.
Mangás japoneses, o que é?
O mangá consiste em imagens e diálogos que mostram o modo de vida e a cultura japonesa. As pessoas que lerem os mangás doados por este programa poderão se interessar pelas diferenças e as semelhanças entre o Japão e o Brasil, dando um primeiro passo em direção ao intercâmbio entre os dois países.